A CMA CGAM inaugurou o CMA Terminals Khalifa Port , um terminal de contêineres avaliado em US$ 845 milhões, administrado por uma joint venture entre a CMA Terminals, subsidiária do grupo CMA CGM (70%) e os Portos de Abu Dhabi (30%).
O Xeque Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan destacou a importância deste projecto na condução do desenvolvimento económico abrangente e sustentável do país, apoiando ao mesmo tempo os esforços para diversificar a economia nacional. Ele também destacou o papel deste projecto no posicionamento de Abu Dhabi e dos EAU como um importante centro regional e global para serviços comerciais e logísticos, bem como na atracção de investimento internacional em infra-estruturas vitais, transporte marítimo e serviços portuários. Este projecto fortalece a competitividade global do país e reafirma o seu compromisso contínuo com o crescimento económico sustentável em vários sectores-chave.
O terminal portuário Khalifa da CMA Terminals apresenta infraestrutura portuária avançada, incluindo portões automatizados e sistemas integrados que melhoram a eficiência e a sustentabilidade. A instalação inclui soluções de energia costeira para reduzir as emissões dos navios, diversas áreas equipadas com painéis solares que contribuem para o mix energético das operações do terminal e o primeiro edifício administrativo neutro em carbono da região, alimentado por fontes de energia renováveis.
A adição da infraestrutura da CMA CGM aumenta a capacidade anual de contêineres do Porto Khalifa em 23%, atingindo quase 10 milhões de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés). O novo terminal está pronto para conectividade ferroviária e fortalecerá a posição de Port Khalifa como principal porta de entrada para a região.
A nova instalação inclui oito guindastes STS avançados e 20 guindastes elétricos e-RTG, reforçando a posição do Porto Khalifa entre os portos mais avançados tecnologicamente do mundo.
A inauguração da CMA Terminals Porto Khalifa marca a conclusão da fase 1 do projeto do novo terminal da CMA CGM, com a inauguração de um cais de 800 metros de comprimento, calado de 18,5 metros e 8 guindastes STS, agregando capacidade total de 1,8 milhões de TEU para Porto Khalifa.
(Portal Portuário)