Aeroporto de Confins amplia rotas e cresce em movimentação de cargas e passageiros

A movimentação de passageiros no Aeroporto de Confins (BH Airport) em 2025 cresceu 15% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2024. Ao todo, 6,2 milhões de pessoas circularam pelo terminal entre janeiro e junho. O crescimento nacional foi de 10% no setor aéreo brasileiro. Também houve aumento de 11% nas operações de pousos e decolagens, que somaram cerca de 57 mil no período.

Segundo o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, o desempenho positivo está ligado à retomada econômica e ao planejamento estratégico. “Vivemos um ciclo de reconstrução, impulsionado tanto pela melhora econômica quanto pelo nosso compromisso em oferecer cada vez mais conectividade”, afirmou. Ele destacou ainda os investimentos em infraestrutura, eficiência e experiência para o passageiro: “Superamos os números do período pré-pandemia”.

Segundo o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes, o desempenho é resultado da recuperação gradual da economia e de ações estratégicas implementadas pelo terminal. Ele destaca que a pandemia afetou toda a cadeia do turismo, mas que o cenário atual já permite retomadas estruturadas.

Entre os destinos domésticos com maior volume de passageiros estão São Paulo, Brasília, Campinas e Rio de Janeiro. No mercado internacional, os principais destinos a partir de Belo Horizonte foram Portugal, Panamá e Estados Unidos. Porto Seguro teve o maior número de voos extras no semestre, impulsionado por datas de férias e feriados prolongados.

Nova rota para Bariloche

Uma das novidades do semestre foi o lançamento da rota entre Belo Horizonte e Bariloche, na Argentina. Operados pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, os voos têm capacidade para até 174 passageiros e são realizados às quartas-feiras e domingos. As operações estão programadas para ocorrer de junho a agosto, totalizando 34 voos na temporada.

Cargas em alta no terminal logístico

Além do crescimento na aviação comercial, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport também apresentou expansão no primeiro semestre. Entre janeiro e junho de 2025, foram movimentadas 10,6 mil toneladas em operações de importação e exportação — um crescimento de 18% em comparação ao mesmo período de 2024.

O valor total das cargas também aumentou. No primeiro semestre de 2025, o montante foi de R$ 9,6 bilhões, contra R$ 7,6 bilhões em 2024, um avanço de 26%.

De acordo com o gestor comercial do BH Airport, Geovane Medina, o crescimento tem sido sustentado por soluções logísticas personalizadas e novos produtos voltados ao mercado. Ele cita como exemplo a criação de uma rota rodoviária internacional que conecta o Brasil a países da América do Sul por terra, com tarifas diferenciadas e condições exclusivas.

Estrutura do terminal de cargas

O Hub Logístico do BH Airport é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização 24 horas. Conta com 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém para cargas perigosas, 3.131 m² de câmaras frias com controle térmico de -18°C a +22°C e 11 posições de estacionamento para aeronaves cargueiras.

Entre os países com maior volume de carga enviada ao terminal estão Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Holanda e França. Os setores com maior movimentação incluem Ciências da Vida (com vacinas e medicamentos), Mineração e Automotivo. Em 2024, o terminal registrou mais de 30 mil operações de importação, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

(AeroFlap)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!