Nesta quinta-feira, 6 de junho, durante a 5ª edição do Aviação Sustentável, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou os operadores aéreos e aeroportuários com as melhores classificações nos programas SustentAr e Aeroportos Sustentáveis, que incentivam práticas de sustentabilidade no setor aéreo.
Para os aeroportos, a premiação classifica os operadores aeroportuários em grupos, considerando a quantidade de passageiros processados anualmente.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) recebeu reconhecimento pela primeira colocação na categoria acima de cinco milhões de passageiros por ano. Já o Aeroporto Internacional de Maceió (AL) ficou em primeiro lugar na categoria até cinco milhões de passageiros por ano. Na categoria até um milhão de passageiros por ano, o Aeroporto de Rio Branco (AC) recebeu premiação. E o operador São Paulo Catarina Aeroporto Executivo (SP) recebeu o reconhecimento pela primeira colocação na categoria até duzentos mil passageiros por ano.
Conheça o resultado completo da 6ª edição do programa Aeroportos Sustentáveis.
No programa SustentAr, voltado aos operadores aéreos, o destaque foi para a Azul Linhas Aéreas em primeiro lugar, na categoria empresa aérea, e CHC Helicópteros, na categoria táxi-aéreo.
Conheça o resultado completo da 4ª edição do programa SustentAr.
Os programas Aeroportos Sustentáveis e Sustentar são instrumentos de incentivo não regulatório da Anac para disseminar ações sustentáveis e promover a redução dos impactos da aviação civil sobre o meio ambiente, decorrentes das operações de aeroportos e empresas áreas, respectivamente. A adesão dos participantes é voluntária e a avaliação considera critérios estabelecidos em edital específico.
Saiba mais sobre os projetos e os resultados das edições anteriores pelos links abaixo:
Firmada parceria em prol da sustentabilidade no setor aéreo
Durante o evento, a Anac também assinou com a Aeroportos do Brasil (ABR) e o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) um memorando de entendimentos para incentivar a troca de conhecimento técnico, experiências, dados e informações com vistas ao desenvolvimento sustentável do setor de aviação civil.
A Anac estabeleceu a pauta ambiental como uma das prioridades e tem atuado em cooperação com o setor de aviação civil brasileiro para incentivar a adoção de melhores práticas ambientais.
Conexão SAF
Durante o Aviação Sustentável, a Anac divulgou ainda o lançamento da Conexão SAF, um fórum informal que congrega instituições públicas e privadas com interesse em promover a produção e o consumo de combustíveis sustentáveis (SAF) no Brasil.
O fórum tem o objetivo de identificar os desafios técnicos, regulatórios, tributários, produtivos e logísticos para a produção e o consumo de SAF no país, propondo alternativas e iniciativas para tornar esses combustíveis viáveis economicamente.
Podem participar do fórum todos os interessados em contribuir com o tema. Para fazer parte da rede, basta enviar uma mensagem para o e-mail conexaosaf@anac.gov.br.