A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Ministério de Portos e Aeroportos assinaram uma carta de intenção com a autoridade portuária de Ashdod para inovação tecnológica nos portos brasileiros.
A assinatura aconteceu no último domingo (28) em Tel Aviv, Israel, durante o primeiro dia da Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel. A carta de intenção tem como foco fazer a troca de informações e tecnologias voltadas às áreas de segurança pública e mudanças climáticas.
O documento foi assinado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, e o presidente do Conselho de Administração do Porto de Ashdod, Roy Avrahami.
O objetivo do acordo é facilitar a implementação de startups israelenses em portos e terminais nacionais. Vale lembrar que o Porto de Ashdod é considerado o mais moderno complexo portuário de Israel, com mais de 70 Startups voltadas a tecnologias de inovação.
A carta de intenção também prevê a realização de eventos de networking com fornecedores, câmaras de comércio e entidades empresariais portuárias brasileiras.
De acordo com o diretor-geral da ANTAQ, a assinatura do documento firma uma parceria importante para o Brasil com um dos principais portos do mundo na busca pelo aprimoramento tecnológico dos portos nacionais.
“Inovação é fundamental para a modernização do setor portuário e, a partir do acordo firmado, abrem-se oportunidades para aproveitarmos todo o conhecimento tecnológico desenvolvido pelas empresas israelenses, em favor de atender às necessidades do setor portuário brasileiro”, disse Nery.
Assessoria de Comunicação Social