ANTT coordena IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, junto com as Unidades Organizacionais da ANTT e demais órgãos e autoridades governamentais, como Ministério dos Transportes, SENATRAN, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de outras entidades do setor de transporte, participou da IX Reunião Bilateral entre Brasil e Peru, realizada nos dias 25 e 26 de março, na cidade de Lima, Peru.

A agenda da reunião centrou-se em temas como a atualização das rotas de transporte rodoviário internacional de passageiros, o formato para troca de informações sobre multas aplicadas, troca de informações por meio de webservice, transmissão eletrônica do Manifesto Internacional de Carga – Declaração de Trânsito Aduaneiro (MIC-DTA), avaliação de sistemas de cotas de transporte, entre outros assuntos relevantes ao setor.

“Discutimos 27 itens e avançamos em grande parte deles, como simplificação de documentos, unificação de sistemas, unificação de seguros e, em especial, o aumento da capacidade do transporte rodoviário de cargas”, afirmou o diretor da ANTT.

A reunião foi um catalizador para a intensificação dos laços e expansão da integração de conhecimentos entre ambos os países, além de ter estabelecido um pilar para o desenvolvimento de tratamentos técnicos visando a harmonização e as boas práticas regulatórias e fiscalizatórias entre Brasil e Peru.

Como resultados, registra-se o interesse dos peruanos em iniciar o canal de trocas de informações via webservice, com foco na desburocratização e agilização dos serviços, o aumento no limite máximo no sistema de quotas (CUPOS), que trará benefícios à operação do transporte de cargas, e decisões a serem consideradas para os próximos 60 dias.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres mantém negociações constantes com os países vizinhos, garantindo assim o desenvolvimento do transporte internacional de cargas e passageiros, visando à segurança, eficiência e desburocratização aos transportadores e usuários das rodovias.