A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi premiada pelo incentivo à boas práticas no setor de infraestrutura em parcerias público-privadas. Os prêmios foram anunciados durante o evento Brasil Export 2022, que ocorreu em Brasília (DF), nos dias 19 e 20 de outubro.
A Agência recebeu o prêmio “Rodovias + Brasil” pela concessão da BR-101/116/RJ/SP (Rio-Santos e Presidente Dutra), administrada pela CCR RioSP. O modelo de concessão, que recentemente recebeu premiação internacional (P3 Awards), consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias do sistema rodoviário, como ampliação de capacidade.
Já no segundo prêmio, o “Ferrovias + Brasil”, a Agência foi condecorada pelo mecanismo do investimento cruzado vinculado à Ferrovia Vitória-Minas (EFVM), da Vale, que visa criar conexões entre ferrovias ainda desconectadas entre si, a fim de ampliar a malha nacional, promover e diversificar o transporte logístico e de passageiros. O projeto de renovação da Estrada de Ferro Vitória-Minas trouxe a contrapartida da implementação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).
Os prêmios “Ferrovias + Brasil” e “Rodovias + Brasil” são promovidos pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), do Ministério da Infraestrutura (Minfra), e realizada no evento Brasil Export, que ocorre anualmente e propõe um debate entre os envolvidos do setor público e privado de infraestrutura. Neste ano, a 22° edição contou com a presença dos Ministérios da Infraestrutura, Economia e Minas e Energia, além da presença da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e empresas privadas de concessão no setor de transportes e aquaviário.