Reformulado para facilitar ainda mais o ambiente de negócios internacionais, o novo catálogo digital Brasil Business Match (BBM) vai ser lançado na próxima segunda-feira (4) pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo, realizada na Alemanha entre 9 e 13 de outubro.
O objetivo da plataforma, hospedada no site brazilbusinessmatch.mbmapp.com, é tornar mais simples a procura e o acesso ao mercado brasileiro. Também abre a possibilidade para que aconteçam encontros entre compradores internacionais e empresas brasileiras, já que o match pode evoluir para uma reunião de negócios dentro da ferramenta.
Por enquanto, o catálogo disponível no BBM inclui 60 corporações e companhias dos setores de alimentação e bebidas, áreas especializadas da Anuga — boa parte delas estará presencialmente na feira. As reuniões dentro da ferramenta estarão disponíveis em um período ampliado, entre os dias 4 e 29 de outubro.
O ambiente virtual tem outra vantagem para os expositores: um cartão de visitas físico com QR code que pode ser distribuído pelo representante da empresa para compradores interessados que visitam a feira. Assim, o contato não necessariamente precisa ser realizado naquele momento. Ao acessar o QR code, o importador é direcionado à ferramenta para que os contatos sigam sendo feitos na web, assim como posterior reunião de negócios.
Para utilizar o sistema, compradores estrangeiros poderão fazer parte do BBM realizando um cadastro rápido preenchendo o e-mail da empresa e o país de origem. A partir dali,o importador poderá realizar busca a um produto específico e encontrar empresa brasileira fornecedora do artigo.
Posteriormente, a Apex-Brasil, idealizadora do ambiente de negócios BBM, planeja expandir o catálogo para empresas de outros setores da economia.
Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Apoia mais de 15 mil empresas em 57 setores, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.