A assessora de Relações Governamentais e Institucionais do SINDICOMIS/ACTC, Tatiane Moura, acompanhou a palestra “A Logística do Agronegócio no Brasil”, organizada pela Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade (SDS) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), no último 12 de março, em Brasília (DF).
A abertura da atividade foi feita por Adalberto Tokarski, José Neto e José Renato Fialho (respectivamente, diretor, gerente de Desenvolvimento e Estudos e superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência).
Os palestrantes convidados foram Luiz Antônio Fayet, da Confederação Nacional da Agricultura e Abastecimento do Brasil (CNA); Carlos Alberto, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); e Francisco Olavo, da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Eles abordaram as oportunidades e os desafios do agronegócio brasileiro para o fomento do desenvolvimento e apresentaram os gargalos em relação ao sistema portuário no Brasil, apontando problemas referentes à instabilidade jurídico-institucional, as obstruções políticas à expansão privada, a falta de capacidade operacional, o atraso nas implantações públicas e a falta de recursos oficiais. Nesse sentido, indicaram a clara necessidade de ajustes no sistema brasileiro de tributação e no setor de infraestrutura.
Fayet, por exemplo, destacou os gargalos que a própria ANTAQ necessita enfrentar, citando o caso da THC2, as questões relativas à capacidade portuária, cabotagem, entraves à multimodalidade, ao documento único e à estufagem de contêineres, entre outros.
Por sua vez, Carlos Alberto apresentou os corredores logísticos de exportação e dados estatísticos sobre a evolução das exportações de soja, farelo de soja e milho.
Já Alber Furtado informou que “mais 27 áreas dedicadas à movimentação e armazenagem de granéis vegetais deverão ser licitadas em curto e médio prazo, sendo 10 delas já disponíveis e mais 17 que estão sob contratos de transição”. Também ressaltou a necessidade de melhorar a logística no Brasil.