O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o Comissário Europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner assinaram, nesta quarta-feira (5), acordo de cooperação entre a Polícia Federal (PF) e a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (EUROPOL). A cerimônia aconteceu em Bruxelas, Bélgica.
O acordo estabelece as bases para uma cooperação ainda mais robusta entre a União Europeia e o Brasil na área de combate ao crime, garantindo, ao mesmo tempo, a proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais, com ênfase no direito à privacidade e à proteção de dados pessoais.
O instrumento permitirá o aprofundamento da cooperação operacional entre a PF e a EUROPOL, reforçando a capacidade das autoridades de aplicação da lei de ambos os lados e de colaborar por meio do intercâmbio de dados e da realização de investigações conjuntas contra crimes graves como tráfico de drogas, crimes ambientais, tráfico de pessoas e abuso sexual infantil.
O Brasil é um dos primeiros países a firmar acordo deste tipo com a União Europeia, demonstração do excelente nível da cooperação bilateral para o enfrentamento ao crime organizado e para o fortalecimento da segurança pública.
(Despachantes Aduaneiros.com)