Auditores da Alfândega de Santos paralisam atividades de 12 a 16 de maio

Os Auditores-Fiscais da Alfândega do Porto de Santos paralisarão totalmente suas atividades entre os dias 12 e 16 de maio. A decisão foi tomada em Assembleia Nacional realizada em 7 de maio e foi causada pela medida anunciada pelo governo em 30 de abril: diminuição no valor do bônus de produtividade da categoria.

Além disso, o governo não apresentou proposta concreta à principal reivindicação – reposição pela inflação dos vencimentos da classe – que levou à greve iniciada em novembro de 2024 e que perdura até o momento.

Os serviços que ficarão totalmente suspensos nesse período são: desembaraço e despacho de mercadorias e atendimento ao público. Serão mantidos os 30% do efetivo exigido por lei para a liberação de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos de consumo de bordo, bem como o cumprimento de decisões judiciais.

Antes de optarem pelo acirramento da mobilização, os Auditores-Fiscais vinham utilizando a operação-padrão como modo de chamar atenção do governo. Nessa modalidade, mais cargas passam a ser inspecionadas e com mais critérios, o que atrasa a liberação de mercadorias.

Para os representantes da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional (sindicato que representa a categoria), “a categoria está incrédula e principalmente indignada com esta medida que nos prejudica frontalmente. Além de não nos apresentar nenhuma proposta para uma greve que já dura 180 dias, ainda anuncia uma resolução que retira direitos conquistados pelos Auditores”.

(Portal BE News)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!