O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de até R$ 83 milhões para que a empresa de navegação Bram Offshore Transportes Marítimos realize obras de reparo e manutenção de sete embarcações de apoio, além de conversão de outras cinco. Todas as atividades serão executadas no Estaleiro Navship Ltda, em Navegantes.
O serviço busca o fortalecimento da frota nacional de apoio marítimo à produção de petróleo e gás e terá recursos do Fundo de Marinha Mercante (FMM).
O investimento nessas embarcações vai ampliar os serviços prestados pela Bram. Atualmente, o segmento de embarcações de apoio marítimo offshore está em retomada de crescimento, com novas contratações pelas petroleiras e aumento da frota em operação no país.
Somente entre setembro do ano passado e maio de 2022 foram incorporadas 20 novas embarcações à frota em operação no Brasil, alcançando 410 embarcações, entre nacionais e estrangeiras.
A Bram Offshore Transportes Marítimos atua no fretamento de embarcações para prestação de serviços às plataformas de petróleo e gás. Instalada no Brasil desde 1991, a empresa opera hoje 58 embarcações, a maior frota do país. A companhia pertence ao grupo norte-americano Edison Chouest, de atuação global e proprietário de estaleiros, terminais portuários, empresas de armação e fretamento e serviços submarinos.