Brasil e Angola fortalecem laços e reforçam parceria em transportes terrestres

Representantes da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) visitaram a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quinta-feira (19), em Brasília, para discutir e formalizar uma parceria institucional. O acordo de cooperação permitirá que os países compartilhem experiências relacionadas a estratégias otimizadas para concessões de infraestrutura, fiscalização, supervisão e regulamentações no campo dos transportes terrestres.

Durante a visita, a delegação angolana conheceu o Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) da ANTT, um espaço físico e tecnológico capaz de processar, armazenar, analisar e transformar uma vasta quantidade de dados em informações estratégicas para aprimorar a supervisão e fiscalização dos serviços oferecidos pela Agência.

O CNSO monitora cerca de 2.070 câmeras instaladas nas rodovias federais concedidas em todo o território brasileiro. Essas câmeras possibilitam um acompanhamento contínuo das condições das vias e do cumprimento dos contratos pelas concessionárias. O centro também oferece, entre outras funcionalidades, análise cuidadosa dos indicadores, permitindo aprimorar o papel regulatório da Agência, modernizar os processos de auditoria e inovar nos serviços de transporte terrestre.

Klaymer Alves de Amorim Paz, gerente do CNSO, enfatizou como o monitoramento por câmeras 24 horas por dia fornece dados sólidos para tomadas de decisão. “Atualmente, existem mais de 2.235 painéis de Business Intelligence (BI) disponíveis, criados por várias áreas da ANTT”, destacou.

Ao término da reunião, o presidente da ARCCLA, Catarino Fontes Pereira, expressou sua ansiedade em receber uma delegação da ANTT em Angola para compartilhar estratégias regulatórias e de monitoramento logístico utilizadas no transporte. Para ele, a troca de informações e boas práticas enriquecerá ambos os países. “Acredito que o intercâmbio de informações e boas práticas trarão um enriquecimento para ambos. Nós, da ARCLLA, estamos à disposição para recebê-los e agradecemos a recepção no Brasil”, concluiu.

ANTT Coopera

A visita faz parte do Programa de Cooperações Institucionais (ANTT Coopera), que busca valorizar o conhecimento e a experiência dos servidores da Agência, otimizar recursos humanos e financeiros, simplificar procedimentos administrativos e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico, bem como o intercâmbio de informações e experiências no setor de transportes terrestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!