Brasil e China realizam a 12ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira e o 3º Fórum de Cooperação Financeira

Reuniões ocorridas no último dia 9, entre outros objetivos, contribuíram para a coordenação da agenda financeira bilateral e para a preparação da visita do ministro de Estado da Fazenda, Dario Durigan, ao país asiático

O Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China realizaram, em 9 de junho, em Pequim, a 12ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), seguida do 3º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China.

As reuniões integraram o diálogo econômico e financeiro entre o Brasil e a China e inserem-se no conjunto de iniciativas do Ministério da Fazenda voltadas à atração de investimentos para a transformação ecológica, com destaque para instrumentos como o Eco Invest Brasil e a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP). Nesse contexto, foram também discutidas iniciativas relacionadas à diversificação de fontes de financiamento externo, bem como o avanço da cooperação financeira bilateral em áreas como mercados de capitais, seguros e resseguros e mercado de carbono.

As reuniões contribuíram ainda para a coordenação da agenda financeira bilateral e para a preparação da visita do ministro de Estado da Fazenda, Dario Durigan, à China.

Subcomissão Econômico-Financeira COSBAN

A 12ª Reunião da Subcomissão foi copresidida pelo secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Mathias Alencastro, e pelo vice-ministro das Finanças da China, Liao Min.

A Subcomissão tratou dos cenários macroeconômicos global e doméstico e do desenvolvimento da cooperação financeira bilateral, com ênfase no fortalecimento dos fluxos financeiros entre Brasil e China, na integração dos mercados de capitais, no desenvolvimento dos setores de seguros e resseguros, na cooperação em seguro de crédito à exportação e no avanço de iniciativas em finanças sustentáveis e financiamento climático. Também foram abordados temas de coordenação em fóruns multilaterais, como o G20 e o BRICS, e com instituições financeiras internacionais, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB).

Além de representantes do Ministério da Fazenda, a Subcomissão Econômico-Financeira contou com a participação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em diálogo com suas respectivas contrapartes chinesas.

 Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China

O 3º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China foi coorganizado pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco de Desenvolvimento da China (CDB), com apoio do Ministério da Fazenda do Brasil e do Ministério das Finanças da China.

O Fórum foi aberto pelo secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda do Brasil e pelo vice-ministro das Finanças da China e reuniu instituições financeiras, empresas e entidades dos setores produtivos e de infraestrutura de ambos os países.

O encontro foi estruturado em sessões temáticas que abordaram cooperação em inovação financeira, parcerias em finanças sustentáveis, integração entre indústria e financiamento no setor agroindustrial e cooperação em transformação digital e tecnologias aplicadas à atividade econômica.

As sessões contaram com a participação de representantes de bancos comerciais e de desenvolvimento, instituições de crédito à exportação e garantias, bem como de representantes dos setores de energia, infraestrutura, economia verde, agricultura, tecnologia e indústria.

Os encontros permitiram o aprofundamento e a ampliação do diálogo econômico e financeiro entre Brasil e China.

Fonte: Site oficial do Governo Brasileiro

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!