Brasil e Dinamarca firmam acordo para estimular o desenvolvimento nas áreas dos sistemas alimentares

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen, assinaram nesta terça-feira (13) o Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) da República Federativa do Brasil, e o Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca do Reino da Dinamarca. O objetivo do acordo assinado é estimular o desenvolvimento mútuo de sistemas agrícolas e pecuários, dando ênfase na agropecuária sustentável.

O ministro Carlos Fávaro ressaltou a importância do acordo assinado para o crescimento da agropecuária nos dois países. “É o primeiro passo para que as nossas equipes cheguem em ações que possam alavancar o setor, com mais tecnologia, gerando oportunidades. Essa troca é um pedido direto do presidente Lula, para ampliarmos a relação comercial, cultivando o bom relacionamento do Brasil com o mundo”, enfatizou o ministro.

“Para nós da Dinamarca, esse acordo irá abrir portas muito importantes, não só na relação comercial, como também nas negociações e trocas de tecnologias, principalmente na área agro sustentável. Temos certeza de que aprenderemos muito com vocês, com a Embrapa, e, tenham certeza também, queremos apoiar os projetos inovadores do agro brasileiro”, destacou a embaixadora Eva Bisgaard.

A embaixadora ainda elogiou a atuação do Governo Federal com a criação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestas Sustentáveis (PNCPD), que tem por objetivo incorporar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas aos sistemas produtivos brasileiros de alimentos, biocombustíveis e florestas de alta produtividade, por meio da adoção de tecnologias de produção sustentáveis “Esse programa é uma ideia brilhante, e o Reino da Dinamarca pretende fazer parte disso”, disse Eva.

BOM RELACIONAMENTO COM O MUNDO

A relação comercial entre Brasil e Dinamarca é antiga, sobretudo com o propósito de promover a cooperação agrícola entre ambos as nações. Por isso, em 1986, o Governo brasileiro e a monarquia dinamarquesa assinaram o Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, e o Acordo de Cooperação entre os governos, esse em 2011.

Na parceria comercial, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Dinamarca foram de US$366 milhões em 2023. Complexo soja domina a pauta exportadora com 83% do total exportado. Outros produtos de origem vegetal (6%) e café (5%) também são destaques.

Já pelo lado das importações, o Brasil adquiriu US$ 45,5 milhões em produtos agropecuários dinamarqueses em 2023. Outros produtos de origem animal representaram 43% do total. Produtos de origem vegetal (15%) e lácteos (10%) são os demais destaques.

A Dinamarca é exportadora líquida de produtos agropecuários, sendo esse setor responsável por 1,5% do PIB do País. A área agrícola total da Dinamarca é de 2,7 milhões de hectares, o que equivale a 61% da superfície total do país. As principais culturas são os grãos, principalmente trigo e cevada, cobrindo mais de metade da área agrícola. A carne suína e os lacticínios são os setores mais importantes em termos de valor de produção.

A monarquia também é responsável por 7% da produção de carne suína da União Europeia e por 4% da produção de leite cru. As principais empresas de produção de alimentos na Dinamarca são cooperativas de agricultores.