Brasil e Noruega debatem acordo Mercosul-EFTA

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e a ministra do Comércio e Indústria da Noruega, Cecilie Myrseth, realizaram reunião bilateral, nesta quinta-feira (24), para debater temas de interesse comum.

No encontro realizado em Brasília, paralelo às discussões sobre comércio e Investimento no âmbito do G20, o vice-presidente agradeceu o apoio da Noruega ao Fundo Amazônia e ressaltou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e proteção ambiental. Ele também citou medidas para alcançar a meta de desmatamento ilegal zero e recompor a floresta.

Os dois países reforçaram o interesse em concluir o acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA, a Associação Europeia de Livre Comércio. O vice-presidente indicou estar confiante de que será possível avançar as negociações para a conclusão do acordo.

Alckmin frisou, ainda, que o Brasil valoriza o comércio exterior como um caminho de mão dupla, com benefícios para os dois países. “Comércio é um bom caminho para a aproximação dos povos”, afirmou.

A ministra Cecilie Myrseth destacou que a Noruega tem interesse em estreitar relações com o Brasil em diversas áreas, como tecnologias sustentáveis, e ressaltou que o Brasil é o país fora da Europa que mais recebe investimentos norueguês.