O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou há pouco ter recebido notícias de que o Brasil está oficialmente saindo da recessão. Ele deu a declaração logo no começo de sua participação no segundo dia da 39ª Edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), promovida pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) hoje.
Em sua fala no evento, ele comentou que o avanço da covid-19 no país está diminuindo. “O Brasil está oficialmente saindo da recessão”, afirmou. “Nossa hipótese de trabalho é que a doença está descendo, a pandemia está descendo, são os fatos. A vacina está chegando”. afirmou ele, acrescentando que isso seriam fatos que estariam ocorrendo pelo lado da saúde.
No campo econômico, o ministro notou que o Brasil sai da recessão com criação de 300 mil empregos em setembro – sendo 100 mil em julho, 200 mil em agosto; e chegando a 300 mil em setembro.
“Estamos com perda de emprego esse ano, de 550 mil menor do que nos anos anteriores. Em 2016 estávamos com perda líquida de 687 mil empregos”, informou ele.
Para Guedes, caso esse ritmo de aumento de empregos se mantenha até fim do ano, o número de perda líquida de vagas deve ser menor, “muito menor do que foram nas duas últimas recessões” no fim do ano completou ele. “Na época em que houve a maior crise de saúde mundial, o Brasil está conseguindo atravessar essa onda com perda de empregos menor do que aconteceu nas auto impostas recessões no passado”, afirmou ele.
(Valor Investe)