Brasil participa de reunião de ministros de Finanças e governadores de Bancos Centrais do Brics

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta segunda-feira (9/11), por meio de videoconferência, da Reunião dos ministros de Finanças e governadores de Bancos Centrais do Brics – grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – em preparação para Cúpula do Brics de 2020, que ocorrerá no próximo dia 17.

A pauta de discussões do encontro a cargo dos ministros de Finanças incluiu temas como os avanços alcançados no G20 neste ano, o processo de elaboração de plataforma digital para fomentar investimentos em infraestrutura e a expansão de países membros do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Durante a reunião também foram discutidos outros temas pelos governos de Bancos Centrais, conforme agenda proposta pela presidência pro tempore russa do Brics.

Durante o encontro, o ministro fez uma avaliação positiva sobre os trabalhos promovidos no G20 nos últimos meses, tendo em vista os impactos da pandemia da Covid-19 e a necessidade de ajuste e de recuperação econômica dos países.

Com relação à proposta de plataforma digital para fomentar investimentos em infraestrutura, o ministro destacou a importância da iniciativa ser desenvolvida pelo NDB desde a sua fase inicial. Também foi reiterado o apoio ao ingresso de novos membros no NDB.

A reunião em formato virtual contou com a participação da delegação brasileira integrada pelo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt; da secretária especial adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Yana Dumaresq; e do secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, Erivaldo Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!