Foi realizada na última sexta-feira (22/10) a 19ª Reunião Ordinária do Comitê Consultivo do Setor Privado (Conex), colegiado no âmbito da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que reúne membros do setor público e privado para o aperfeiçoamento de políticas de comércio exterior, de investimentos e de financiamento e garantias às exportações. No encontro foi discutido o andamento das 10 iniciativas – denominadas Recomendações Conex – direcionadas aos colegiados da Camex e aos diferentes órgãos e entidades da Administração Pública.
Também foram apresentados trabalhos em andamento, coordenados por entidades como o Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC) Brasil, a Pro Teste e o Instituto de Defesa Coletiva (IDC), que objetivam subsidiar a formulação de propostas para a política de comércio exterior do país. Por fim, foram debatidas as iniciativas do Plano de Trabalho Conex 2021-2022 que já estão em andamento no governo, com indicação do estágio de implementação e próximos passos de cada uma delas.
O Conex é presidido pelo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, e conta com a participação de representante do Ministério das Relações Exteriores e de 20 representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, como indústria, serviços, comunidade acadêmica e entidades de defesa do consumidor.