Caminhão 100% elétrico realiza transporte de carga de 27 toneladas

Um caminhão 100% elétrico percorreu mais de 250 quilômetros entre o Porto de Santos e a cidade de Paulínia (SP) transportando 27 toneladas de carga. O Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen, foi utilizado em uma operação entre a Syngenta e a transportadora Gelog.

O trajeto incluiu a subida da Serra da Anchieta, considerada um dos pontos mais desafiadores para veículos pesados. Embora o mercado de veículos elétricos tenha registrado crescimento de 89% no primeiro semestre de 2024, segundo dados da Anfavea, essa operação se diferencia pela utilização de um caminhão articulado em rota de alta complexidade.

“A experiência reforça nossa ambição de tornar a logística mais sustentável, unindo tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental”, afirmou a diretora de Logística Integrada da Syngenta, Alessandra Gamero.

Para o gerente de Transporte da Syngenta, Ronaldo Vaciloto, o teste mostrou que performance e descarbonização podem caminhar juntas mesmo em trechos complexos. “O Brasil tem ainda a vantagem de contar com uma matriz elétrica majoritariamente renovável, o que amplia o impacto positivo desse tipo de operação”, disse.

O transporte também está alinhado às metas globais de ESG da Syngenta, que prevê reduzir em 38% as emissões de CO2 até 2030. A Gelog, responsável pela aquisição do veículo, vê a iniciativa como parte de um processo de transformação do setor.

“Investir em soluções inovadoras é essencial para acelerar a descarbonização do transporte de cargas no país”, afirmou o diretor da empresa de logística, Adriano Fajardo.

(Mundo Logística)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!