O Canal do Panamá anunciou nesta quinta-feira (1), por meio de um Aviso à Navegação, a introdução de um Método de Alocação de Slots de Longo Prazo (LoTSA) para navios Neopanamax, como parte do Sistema de Reserva de Trânsito, para aumentar a certeza e a flexibilidade do trânsito para os clientes.
Atualmente, a oferta de slots no Sistema de Reserva de Trânsito é feita diariamente com um período de antecipação antes da data de trânsito necessária.
Por meio desse método, diversos pacotes de reservas de horários de trânsito correspondentes a janeiro do ano seguinte serão oferecidos a diferentes segmentos de mercado; ou seja, um único cliente poderá obter diversas reservas em uma única transação.
Cada pacote incluirá um número específico de slots com frequência semanal ou mensal por ano, tanto para trânsitos no sentido norte quanto no sentido sul.
Esses pacotes e suas características serão anunciados por meio da Projeção de Disponibilidade do Slot de Reserva publicada no site pancanal.com e serão concedidos ao maior lance por meio de um leilão.
O valor do leilão do lance lacrado se referirá ao valor máximo que o cliente está disposto a pagar por cada slot incluído no pacote com uma base inicial de US$ 200 mil.
Elas são divididas em:
- Período 1 (para reservas 90 dias antes do trânsito)
- Período 1A (para reservas de 30 a 15 dias)
- Período 2 (para reservas entre 14 e 8 dias)
- Período 3 (para reservas de 7 a 2 dias).
O método LoTSA é adicionado a estes com disponibilidade dentro dos vários pacotes de slots.
Os leilões serão realizados a partir de 2 de setembro. As datas de reserva começarão em 5 de janeiro de 2025 e terminarão em 3 de janeiro de 2026.
(Portos e Navios)