Na semana passada, após forte articulação da Frente Parlamentar do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX), presidida pelo deputado Evair de Melo, o Congresso Nacional aprovou o PLN 4/2021, que garantiu a recomposição da verba do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX).
A ação trará contribuição efetiva para a recuperação da indústria brasileira e para a ampliação das exportações, ensejando a geração de renda e emprego. O Proex Equalização é o único apoio governamental aos exportadores de bens de capital. Qualquer tipo de corte nesses recursos acarretariam o distrato de operações de exportação e, consequentemente, a paralisação do Programa, o que inviabilizaria cadeias produtivas que investem em alta tecnologia, como fabricação de aviões, equipamentos agrícolas, prensas automotivas, caminhões, ônibus etc.
“Seguirei lutando para fortalecer as exportações brasileiras e proteger a indústria e o emprego. Se os cortes feitos pelo Congresso não fossem revertidos, o programa poderia ser paralisado e isso impactaria várias cadeias”, afirmou o presidente da Frente, Deputado Evair de Melo (PP-ES).
“Graças a nossa forte articulação, conseguimos o recurso de R$500 milhões para a recuperação das indústrias brasileiras.”, declarou Evair de Melo. Nos próximos meses, o deputado continuará fiscalizando a aplicação dos recursos do PROEX e atuando na promoção das exportações nacionais.