A luta contra a violência no Brasil tomou uma nova forma com o Instituto Ação pela Paz, entidade fundada em 2015. A ideia surgiu da motivação de Jayme Brasil Garfinkel, presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro Seguros, para envolver toda a sociedade na busca de soluções para reduzir a crescente violência no país.
Com o objetivo de criar ações efetivas, o Instituto se voltou para aprofundar o conhecimento sobre o sistema prisional. Solange Senese, uma profissional experiente e comprometida com a integração social de pessoas privadas de liberdade e egressas prisionais, foi fundamental neste processo.
Foram aproximadamente dois anos de estudos intensivos, pesquisas, visitas às unidades prisionais e reuniões com especialistas que resultaram em uma melhor compreensão das necessidades do complexo sistema prisional brasileiro. Este período de diagnóstico foi essencial para o desenvolvimento de ações direcionadas e impactantes.
O trabalho do Instituto ganhou impulso ao formar parceria com o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e SPG (Secretaria de Planejamento e Gestão). Essa colaboração resultou no desenvolvimento e implantação do SEMEAR, uma sigla para Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando.
A atuação conjunta com o Estado e a sociedade civil tem sido fundamental para o sucesso do Instituto. Seu foco é a redução da reincidência criminal, e sua taxa de sucesso alcançou impressionantes 84%. Eles oferecem e assistem diversas atividades direcionadas a pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Essas ações abrangem áreas como educação, cultura, geração de renda e apoio à saúde psicossocial desses indivíduos.
Para aprender mais sobre esta iniciativa, o site do Instituto Ação pela Paz é uma excelente fonte de informações.