[Dúvidas] Integração com o CCT Importação do Portal Único de Comércio Exterior

Prezados intervenientes,

Como sabem, a partir da implementação da release Guaíba do Portal Único de Comércio Exterior (Portal) em julho, o sistema de Controle de Carga e Trânsito de Importação (CCT Importação) entrou em operação no ambiente de treinamento do Portal. URL: https://val.portalunico.siscomex.gov.br/portal/

A partir de então, por meio da API do CCT Importação, companhias aéreas e agentes de carga podem emitir manifestos de voo e carga, depositários podem movimentar cargas e Importadores podem consultar conhecimentos dos quais sejam consignatários. Tudo em ambiente simulado.

Além disso, havendo a representação de um CNPJ por outro CNPJ, os agentes de carga podem realizar operações em nome de companhias. A representação de um CNPJ por outro CNPJ pode ser incluída pelo representante legal do CNPJ representado diretamente no sistema de “Cadastro de Intervenientes” do Portal.

Visando a facilitar o processo de integração de sistemas prévio à entrada do CCT Importação em produção, criamos essa lista de e-mail, por meio da qual, eu, Samuel Meireles, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, estarei disponível para responder dúvidas *técnicas* de utilização da API às equipes de TI responsáveis pela integração dos sistemas das empresas com o Portal.

Junto comigo, estarão o João Luiz e o Eidi, ambos Auditores da Receita Federal do Brasil, auxiliando nas dúvidas de *negócio* relacionadas ao processo de integração de sistemas.

Para atingirmos o nosso objetivo com eficiência, estabelecemos algumas regras básicas abaixo:

  • Sempre enviem as dúvidas respondendo os e-mails a todos, para que todos tenham acesso às perguntas e respostas;
  • Não enviem os xmls no e-mail, eles podem conter informações confidenciais da empresa e também não conseguiremos analisá-los, somos uma equipe pequena dedicada com tempo parcial a responder os e-mails. Ao invés disso, enviem as mensagens de erro retornadas pelo Portal da forma bruta como foram retornadas, assim conseguiremos analisar os erros com eficiência;
  • Leiam toda a documentação antes de apresentar dúvidas. Link https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/ccta.html
  • Se souberem responder às dúvidas apresentadas por outra pessoa, respondam antes de nós. Quanto mais pessoas colaborarem, mais rápido e eficiente será o processo. A qualidade desse trabalho vai depender da participação de todos;
  • Se obtiverem um “Erro inesperado” como resposta de erro do Portal, abram um relato de erro para o Serpro, link: https://cssinter.serpro.gov.br/SCCDPortalWEB/pages/dynamicPortal.jsf? e nos enviem o número do chamado para reencaminharmos para as equipes responsáveis do Serpro a fim de agilizar o resolução do erro. Nos erros inesperados não saberemos responder o que houve de errado, apenas o Serpro conseguirá olhar nos logs e verificar;
  • Eleja um responsável na sua empresa para interagir conosco, não nos peçam para incluir diversas pessoas da equipe. Se você não for o responsável, por gentileza solicite a exclusão do seu e-mail e a inclusão do e-mail da pessoa correta;
  • Se por qualquer motivo não quiser participar dessa lista de e-mails, basta solicitar a exclusão do seu e-mail da lista.

Passo a passo para iniciar os testes:

  • Verifique se você tem acesso ao Portal via tela, acesse https://val.portalunico.siscomex.gov.br/portal/ utilizando o seu certificado digital e faça o login. Se funcionar, o seu CPF representa o CNPJ da empresa e o seu certificado pode ser utilizado para interagir com a API. Se não funcionar, procure o setor responsável da empresa para providenciar o seu acesso. O cadastro de treinamento aponta para produção, ou seja, se você está habilitado em produção, você está habilitado automaticamente em treinamento, não existem cadastros específicos para teste.
  • Faça autenticação via API seguindo os passos documentados em https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/introducao-api-publica/
  • Após isso, você já tem tudo que precisa para iniciar os testes.

Como dito, teremos tempo restrito dedicado a essa atividade, porém temos convicção de que será útil para vocês ter um ponto de contato para esclarecimento de dúvidas, responderemos sempre o mais breve que conseguirmos.

Iniciamos com essa mensagem para os e-mails que já tínhamos, iremos acrescentar novos e-mails à medida que novas empresas solicitarem a sua inclusão.

Após seguirem os passos iniciais e estudar a documentação, podem começar a enviar os e-mails.

Atenciosamente,

Samuel Meireles

Analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia

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