Entre os dias 1º e 3 de junho, o presidente do SINDICOMIS, ACTC e CIMEC, Luiz Ramos, reuniu-se com autoridades de Brasília para tratar de assuntos importantes das categorias representadas.
O primeiro compromisso foi no gabinete do senador Flávio Bolsonaro. Já na sequência, esteve no escritório do Paixão Côrtes e Advogados Associados, para discutir temas ligados à esfera trabalhista. Depois, Ramos reuniu-se com o fundador da BJM Consultores Associados, Welber Barral.
A consultoria BJM atua nas esferas das relações governamentais e do comércio internacional. Foi fundada por Miguel Jorge, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e por Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior.
Com sede em Brasília, a BJM possui escritórios em São Paulo e Belo Horizonte, além de parceiros internacionais. Em seu quadro de especialistas figuram nomes de peso das áreas da Ciência Política, Economia, Direito, Jornalismo, Relações Públicas, Relações Internacionais e Engenharia, que atuam, sobretudo, na análise, tradução e acompanhamento das constantes transformações da sociedade.
Ramos também esteve na sede da ANTAQ, tratando de assuntos de interesse específico de algumas empresas associadas e das atividades do SINDICOMIS e da ACTC em prol da categoria e, consequentemente, do comércio externo brasileiro.
O último compromisso foi no CARF, onde reuniu-se com o presidente do órgão, doutor Carlos Henrique, de Oliveira, que assumiu o cargo no último 24 de maio, no lugar da doutora Adriana Gomes Rêgo.
Segundo fontes ouvidas pelo Portal Jota, Oliveira é considerado próximo do secretário da Receita Federal, doutor Júlio César Vieira Gomes, e possui perfil “técnico” e “imparcial”. Ramos teve uma ótima impressão do novo presidente do CARF. “É um diplomata”, elogiou. “Acredito que continuaremos a ter uma relação institucional muito profícua, sempre visando à melhor justiça fiscal para os brasileiros”, afirmou.
O SINDICOMIS e a ACTC têm indicado conselheiros ao CARF. Durante o encontro, o novo presidente do órgão disse que “pretende fazer uma gestão ética e com bastante expertise na escolha dos conselheiros”.
Ramos aproveitou para entregar a Oliveira um ofício propondo a criação da Câmara Aduaneira do CARF, assunto que será estudado por Oliveira; assim como o estudo elaborado pelos doutores Oswaldo Castro Neto e Mateus Soares, integrantes do Grupo Técnico-Jurídico de Comércio Exterior e Assuntos Aduaneiros (GT-J), criado pelo SINDICOMIS/ACTC dentro da esfera do COMITEC, sobre aspectos constitucionais da pena de perdimento no processo administrativo aduaneiro e duplo grau administrativo obrigatório. Ao término da reunião, Oliveira convidou Luiz Ramos para sua cerimônia de posse, no dia 10 de junho.