Em Brasília, Luiz Ramos participa de reuniões em ministérios e na ANTT e do evento Sicomércio 2023

Em uma semana intensa na capital federal, entre 11 e 14 de julho, Luiz Ramos, presidente SINDICOMIS, da ACTC e da CIMEC, participou de importantes reuniões e eventos que miram questões estratégicas para os associados, filiados e representados das entidades.

Destaque para o Sicomércio 2023, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) entre os dias 11 e 14. O evento atraiu cerca de 1.300 líderes empresariais e contou com a presença de figuras proeminentes, como o vice-presidente da República e ministro do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. Ramos esteve presente em todas as atividades, onde foram compartilhadas experiências de sucesso e propostas para fortalecer o setor terciário.

Já no Ministério do Trabalho, em 13 de julho, Ramos esteve em audiência com o diretor de Relações do Trabalho (SRT), André Grandi, e com a coordenadora de Mediação do Ministério, Rafaele Menezes. Durante a reunião, Ramos levantou questões sobre negociações coletivas, reforma trabalhista, a atual política de custeio dos sindicatos, e a expansão do SINDICOMIS, cujas categorias representadas empregam cerca de 16 mil pessoas atualmente.

No mesmo dia, em visita à Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Ramos reuniu-se com a secretária Marcela Santos de Carvalho e o subsecretário de Estudos e Análise Política, André Afonso de Castro. O encontro permitiu a discussão de uma série de propostas e questões, incluindo a nacionalização do SINDICOMIS, o papel dos agentes intermediários na contratação de fretes internacionais, e questões ligadas à legislação do comércio externo.

A jornada em Brasília foi encerrada com uma reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio. Ramos levantou temas como a inclusão dos Operadores de Transporte Multimodal (OTMs) no Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) e a necessidade de desburocratização por parte da Receita Federal. Sampaio reconheceu que parte da solução cabe à ANTT, manifestando o interesse da agência em facilitar o processo.

Além disso, o presidente do SINDICOMIS/ACTC apresentou uma proposta de exclusividade dos agentes intermediários na contratação de fretes internacionais, como forma de coibir a formação de cartel pelas agências marítimas.

Essas visitas e reuniões representam esforços para alinhar estratégias e ações que podem impulsionar o crescimento e desenvolvimento do comércio externo brasileiro, especialmente em um momento em que a recuperação econômica é uma prioridade.

Image title Image title

Image title