A Anac firmou nesta sexta-feira, 11 de abril, os termos específicos de admissão para o desenvolvimento do modelo de vertiporto que será adotado no Brasil. As empresas Vertimob Infrastructure Ltda e PAX Aeroportos, selecionadas em chamamento público, vão elaborar e testar soluções inovadoras para os locais de pouso e decolagem de eVTOLs (sigla em inglês de electric vertical take-off & landing), veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.
Os projetos contemplarão temas como layout da área de pouso e decolagem das aeronaves, trajetórias de aproximação final e decolagem, capacidade de suporte das infraestruturas físicas, sistema de combate a incêndio, espaço físico para manutenção, reparo e serviços de apoio, requisitos de ruído aeronáutico, de segurança operacional e controle de acesso apropriado (facilitação e security).
O objetivo é fazer testes e análises conforme o modelo de sandbox regulatório, para permitir o desenvolvimento da infraestrutura adequada para operação desses equipamentos, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais. O processo será supervisionado pela Anac, e, futuramente, poderá ajudar a definir requisitos de segurança para vertiportos.
Seleção
O projeto do sandbox regulatório de vertiportos foi iniciado em junho de 2024, com o edital de chamamento para os projetos. Após as análises, a Anac escolheu as empresas que demonstraram capacidade técnica, grau de desenvolvimento de projeto e potencial de avanço regulatório. Ao todo, 38 propostas foram apresentadas à comissão de avaliação e julgamento.
Fonte: AeroFlap