Empresas lançam manifesto visando a inovação no setor marítimo e portuário brasileiro

Documento de 26 páginas é uma iniciativa das empresas Hidrovias do Brasil, Porto do Açu e Wilson Sons

As empresas Hidrovias do Brasil, Porto do Açu e Wilson Sons lançaram neste mês um manifesto intitulado “Manifesto pela Inovação no Setor Marítimo e Portuário”. De acordo com as empresas, a iniciativa foi lançada visando novas ações para superar gargalos logísticos e regulatórios do setor no Brasil.

O manifesto identifica 4 grandes desafios, a partir de consultas feitas aos stakeholders do setor marítimo, portuário e hidroviário brasileiro, sendo eles: desarticulação entre organizações envolvidas em projetos inovadores; pouco incentivo à tomada de risco inteligente; falta de planejamento de longo prazo e pouco incentivo à inovação nos processos de contratação.

O manifesto apresenta propostas de solução, convocando para o debate gestores públicos e privados, trabalhadores e empreendedores da área, formuladores de políticas públicas, reguladores do setor, parlamentares, pesquisadores e demais formadores de opinião envolvidos no assunto.

“É importante que a discussão sobre os desafios e propostas de melhorias na área ganhe a atenção da sociedade brasileira. Queremos incentivar o debate qualificado sobre um tema de importância capital para o Brasil: a urgência de impulsionar o ecossistema nacional de inovação no setor marítimo, portuário e hidroviário”, comentou o diretor de Transformação Digital da Wilson Sons, Eduardo Valença.

Segundo o manifesto, no Brasil, os desafios operacionais da indústria marítima, portuária e hidroviária são os mesmos do restante do mundo, destacando que o setor caminha em direção a operações autônomas de embarcações e terminais, tecnologias que permitam receber navios maiores com mais segurança, gestão facilitada da comunicação e previsibilidade na operação.

Mariana Yoshioka, diretora de Inovação e Tecnologia da Hidrovias do Brasil, enfatizou que o manifesto chega para impulsionar uma nova realidade no setor.

“Acreditamos que o Brasil possui os elementos essenciais para se destacar globalmente no setor marítimo, portuário e hidroviário. Com uma extensa costa, infraestrutura consolidada e um ecossistema rico em tecnologias de ponta, temos a oportunidade única de transformar desafios em oportunidades. Ao trabalhar de forma conjunta, podemos alavancar a inovação e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país”, analisou a executiva.

Com 26 páginas, o documento traz números do desempenho dos portos brasileiros comparado aos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e Estados Unidos. Entre os temas levantados estão o tempo médio de espera para atracação de navios; tempo médio de desembaraço aduaneiro e o ranking de competitividade econômica global.

Em diversos países, tecnologias como inteligência artificial, robótica, sistemas autônomos e análise de dados em tempo real já fazem do ambiente portuário e hidroviário um dinâmico laboratório de soluções inovadoras. “Podemos e devemos aprender com as melhores práticas de portos e hidrovias inteligentes, adaptando-as de forma criativa para a solução dos problemas de nossa realidade”, ressalta o documento.

O manifesto ainda indica que o Brasil está décadas atrás de atraso em inovações setoriais, tais como: Serviço de Tráfego Marítimo (VTS); calado dinâmico nas janelas de atracação; e o Port Community System (PCS).

“Já passou da hora de o Brasil se posicionar no setor marítimo e portuário em concordância com o que vem sendo desenvolvido no mundo e com o tamanho da nossa economia. É mandatório uma ação conjunta para criar um ambiente mais dinâmico, de modo a gerar eficiência e prosperidade para a sociedade brasileira”, comentou Vinícius Patel, Diretor da Administração Portuária do Porto do Açu.

Construção

O “Manifesto pela Inovação no Setor Marítimo e Portuário” foi elaborado por um grupo de trabalho interdisciplinar, coordenado por profissionais das empresas Hidrovias do Brasil, Porto do Açu e Wilson Sons.  A iniciativa de identificar os principais desafios do setor e apresentar propostas de solução para o debate público foi lançada em 13 de julho de 2023, no evento Portos ao Cubo, em São Paulo.

Fonte: benews.com.br