A aviação latino-americana dá mais um passo importante rumo à transição energética. No final do mês, entre 30 e 31 de agosto, será realizado em São Paulo o 1° Fórum Regional de Discussão sobre a Transição Energética da Aviação, organizado pela ANAC e a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil, com o apoio da Internacional Air Transport Association (IATA).
Serão dois dias de painéis técnicos e debates, com a presença de representantes de países da América Latina, instituições públicas e privadas e de todos os setores de interesse, de fabricantes de aeronaves a companhias aéreas, além da indústria de biocombustíveis.
O tema central do debate é o incentivo à produção e ao uso de combustíveis de aviação seguros, eficazes, eficientes e sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico. Além de formas de viabilizar a transição energética por meio de políticas públicas e colaboração entre os diversos atores que compõem a cadeia produtiva dos chamados SAF, sigla em inglês de Sustainable Aviation Fuels.
Além disso, o Fórum também é um evento preparatório para a Conference on Alternative Aviation Fuels (CAAF/3), que ocorrerá em Dubai, de 21 a 24 novembro, e pretende estabelecer um novo marco internacional para o desenvolvimento dos SAF.
- Quando: 30 e 31 de agosto + visita à Raízen 1º de setembro
- Onde: Hotel Bourbon Ibirabuera, Sa?o Paulo
- Inscrições no formulário: https://pesquisas.anac.gov.br/index.php/486294?lang=es.
Incentivo à Sustentabilidade
A promoção da Sustentabilidade na Aviação Civil é uma meta importante e estratégica para a ANAC, que é responsável por regulamentar, no Brasil, o programa de redução e compensação de carbono da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o Carbon Offsetting and Reduction Scheme for Aviation (Corsia).
O Corsia prevê a compensação de emissões de CO2 provenientes dos voos internacionais com o objetivo de atingir o crescimento neutro de carbono, ou seja, que as emissões permaneçam nos mesmos níveis observados em 2020, sem que o setor aéreo precise parar de crescer. As emissões podem ser compensadas por meio da compra de créditos de carbono ou uso de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF).
A ANAC tem atuado, tanto no âmbito nacional quanto internacional, no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e teve participação ativa no programa Combustível do Futuro, do Ministério de Minas e Energias.