O”Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas” foi encerrado nesta sexta-feira (29), em Brasília, após cinco dias de intensas discussões e atividades voltadas ao fortalecimento das exportações do agronegócio brasileiro e à ampliação de mercados internacionais. Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o evento reuniu 40 adidos agrícolas que atuam em 38 países, 12 representantes de escritórios da ApexBrasil no Brasil e no exterior, mais de 35 entidades do agronegócio nacional e diversas autoridades.
No último dia, a programação começou com a dinâmica “World Café”, conduzida por Augusto Billi, diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e Sustentabilidade do Mapa. A atividade promoveu discussões sobre desafios e oportunidades no comércio internacional. Em seguida, Marcel Moreira, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, liderou um painel com foco em iniciativas estratégicas de promoção de imagem para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado global.
Durante a tarde, o painel “Adidos em Final de Missão” trouxe contribuições de Daniela Aviani (Austrália), Helena Queiroz (Delbraspar/França), Paulo Márcio Araújo (Canadá) e Rafael Mafra (OMC/Suíça), sob a mediação de Eduardo Sampaio, adido agrícola em Berlim. Os adidos compartilharam resultados de suas missões e discutiram perspectivas futuras para os mercados em que atuaram. Em outro momento importante, Flávia Fonseca e Juliana Vasconcelos, da ApexBrasil, apresentaram o Programa de Apoio à Internacionalização do Agronegócio Brasileiro (PAM Agro) e iniciativas voltadas para o mercado de crédito de carbono.
A programação encerrou com a Assessoria Especial de Comunicação Social do Mapa. A jornalista e chefe da AECS, Carla Madeira, destacou o papel da comunicação estratégica para posicionar o Brasil como líder mundial no agronegócio e explicou como potencializar as ações realizadas pelo Ministério e pelos adidos agrícolas no exterior. A apresentação abordou exemplos de campanhas bem-sucedidas e reforçou a importância de uma abordagem integrada entre os diversos atores envolvidos no setor. A coordenadora-geral da Comunicação, Patrícia Távora, o coordenador de Imprensa, Igor Mesquita, e a coordenadora de Mídia Digital, Danilly Nascimento, integraram o painel.
Ao longo da semana, o evento também promoveu mais de 500 reuniões estratégicas, incluindo rodadas de conversas entre adidos e representantes de aproximadamente 40 associações setoriais, responsáveis por 75% do PIB do agronegócio nacional. As interações permitiram alinhar demandas do setor produtivo e fortalecer as parcerias entre o governo e a iniciativa privada.
Na cerimônia de encerramento, Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, enfatizou a relevância da parceria entre os adidos, o setor privado e as instituições governamentais para ampliar a presença do Brasil no comércio internacional. Laudemir Müller, Gerente de Agronegócios da ApexBrasil, destacou o sucesso do evento como um marco para o alinhamento estratégico do agro brasileiro com as demandas globais.
“Tivemos uma semana extremamente produtiva, alinhando as diretrizes do Ministro Carlos Fávaro e discutindo prioridades para 2025. Realizamos quase 500 reuniões com entidades dos setores produtivos, destacando demandas fundamentais para a atuação dos nossos adidos agrícolas. Os adidos são essenciais na promoção comercial, negociação e defesa da imagem do agro brasileiro no exterior, sendo responsáveis por 70% das 282 aberturas de mercado da atual gestão. Nosso foco é aproximá-los ainda mais dos setores produtivos, especialmente das pequenas e médias empresas. Essa parceria com a ApexBrasil, o Itamaraty e outras entidades gera emprego e renda para o Brasil. Quando trabalhamos juntos, o país ganha”, destacou Rua.