Espanha: Porto de Sevilha testa o uso de drones na logística

A Autoridade Portuária de Sevilha (APS), em colaboração com o Serviço Andaluz de Saúde (SAS), participa nos voos demonstrativos com drones liderados pela Bluenest by Globalvia e pela Enaire para testar o uso dessas aeronaves na logística aérea médica, dentro do projeto europeu U-Elcome.

Os testes mostraram como os UAS (drones) que operam em espaços aéreos coordenados do tipo U-Space podem viabilizar a entrega de mercadorias sanitárias em portos, com o objetivo de reduzir o tempo de transporte, facilitar o acesso a essas áreas e contribuir para a sustentabilidade ao diminuir as emissões de CO₂.

O presidente da Autoridade Portuária de Sevilha, Rafael Carmona, destacou que “essa tecnologia é muito útil para tarefas de vigilância, supervisão de infraestruturas e medições, como o monitoramento de áreas de armazenamento de cargas nos cais, além da fiscalização ambiental. Esses equipamentos são flexíveis e se adaptam bem às necessidades operacionais do porto.”

Já o presidente de Puertos del Estado, Álvaro Rodríguez Dapena, ressaltou que “dentro das diretrizes para a eficiência das operações portuárias, a inovação tecnológica desempenha um papel essencial. O uso de drones não só permite monitorar e otimizar operações, mas também facilita o transporte de cargas para locais de difícil acesso, o que pode ser extremamente útil para determinados portos. Por isso, apoiamos o desenvolvimento dessa tecnologia.”

Durante os testes realizados no Cais de Tablada, a Bluenest by Globalvia fez múltiplas entregas de material sanitário pelo ar (air drop). Foram utilizados drones DJI Matrice 350 equipados com paraquedas e sistemas de segurança, além de infraestrutura digital para planejamento, monitoramento e supervisão por meio do U-Space. Os voos alcançaram uma altura de 35 metros acima do solo.

O projeto U-Elcome, liderado pela Eurocontrol, conta com a participação de Espanha, Itália e França, com o objetivo de implementar o conceito do U-Space de forma unificada na Europa. As aplicações incluem entrega de cargas e pacotes, assistência em emergências, resgate, vigilância e inspeção de infraestruturas, transporte de suprimentos médicos e operações de primeiros socorros.

Fonte: PortalPortuario

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!