Estratégia inédita de exportador madeireiro de SC encurta em 45 dias tempo de transporte de carga para os EUA

Uma estratégia inédita desenvolvida pela Frameport, exportador madeireiro catarinense, em parceria com o Grupo Allog, empresa especializada em transporte internacional de cargas, conseguiu driblar a demora gerada pela alta demanda de carga nos portos do Sul e reduziu em 45 dias o embarque de uma carga de Santa Catarina para os Estados Unidos. A solução: transportar a carga por meio de rodovias até o Porto de San Antonio, no Chile, para então embarcar em navios com destino à costa oeste americana.

A mudança na rota da carga foi motivada após a Frameport constatar, no final de 2024, que apenas 20% das cargas estavam chegando dentro do prazo previsto ao importador. Neste momento, a empresa chamou o agente de cargas para traçar uma nova estratégia que driblasse os diferentes fatores que vêm afetando o lead time (tempo total de transporte) entre o Brasil e os Estados Unidos, que chegou a atingir 100 dias, mais que o dobro do tempo considerado normal.

Nos embarques realizados até o momento, a média do tempo de entrega da carga ficou em apenas 39 dias. A implementação da estratégia, segundo Wellynton Ozório, gerente de exportação da Frameport, exigiu um trabalho minucioso de planejamento. Foram necessários 30 dias de pesquisas, avaliação de transportadoras e negociação com o porto chileno, sempre com o apoio do Grupo Allog.

“A nova rota logística representa um avanço significativo para a Frameport garantindo maior eficiência e competitividade no mercado internacional. A redução do tempo de trânsito permite que a empresa fortaleça sua presença nos Estados Unidos e abra novas potenciais negociações em solo americano”, completa o gerente.

Planejamento da rota

A nova rota de transporte prevê um transbordo de carga no México, com destino final no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Apesar da distância rodoviária de mais de 2 mil quilômetros, a solução manteve o preço do frete estável, sem impactar custos ao exportador, visto que o frete marítimo a partir do Chile é mais barato do que partindo do Brasil.

Para implementar a solução, a Frameport e a Allog estudaram detalhadamente a rota alternativa via Chile, onde a linha marítima apresenta menor tempo de trânsito. As empresas também desenvolveram uma parceria com uma transportadora para o transporte rodoviário internacional e alinhou o processo de desembaraço da carga com um despachante especializado.

O porto chileno de San Antonio, o maior do país em movimentação de contêineres e carga geral, foi escolhido como ponto de embarque. O porto está em processo de expansão para se tornar o maior hub portuário do Pacífico Sul, possui capacidade estática atual de 60% de ocupação e baixos índices de omissões.

Nova perspectiva para o segundo semestre

A nova rota logística poderá aumentar a capacidade de exportação da Frameport, que já prevê embarcar pelo menos 60% de suas cargas com destino à costa Oeste dos Estados Unidos via porto do Chile a partir do segundo semestre deste ano. “A solução representa um avanço significativo para o setor exportador brasileiro, que busca alternativas para otimizar o tempo de transporte de cargas e reduzir custos”, explica Rodrigo Portes, gerente de contas do Grupo Allog. “A parceria com o exportador catarinense demonstra a importância da colaboração e da busca por soluções criativas para enfrentar os desafios do comércio internacional”, completa.

Fonte: DatamarNews

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!