Funcionários da Textron Aviation entram em greve

Membros do sindicato de operários da Textron Aviation rejeitaram, no último sábado (21), a proposta de um novo contrato de trabalho e aprovaram o início da primeira greve no fabricante em dezesseis anos.

O número de funcionários que efetuarão a paralisação representa aproximadamente um terço dos cerca de 14.000 do total da força de trabalho na base de Wichita, no estado norte-americano do Kansas. Eles recusaram um aumento gradual de 26% nos vencimentos ao longo de quatro anos, além de um pagamento fixo anual de US$ 3.000 (R$ 16.531), além de outros benefícios.

O sindicato em si recomendou a aprovação da proposta, o que não foi seguido pelos trabalhadores, que começaram com a paralisação na madrugada de hoje (23).

Em nota, a Textron Aviation se disse “decepcionada” com a decisão dos funcionários. “A oferta de contrato, que levou seis semanas de negociações ponderadas e de boa-fé tanto pelo sindicato quanto pelos comitês de negociação da empresa, forneceu um plano que visava proteger o futuro de todos os funcionários da Textron Aviation e da comunidade de Wichita.

Ninguém se beneficia de uma greve, e a empresa fez todos os esforços para evitar uma. No entanto, como seria de se esperar de qualquer empresa responsável, a empresa se preparou para esse cenário para garantir que o negócio continue a operar para os clientes.

A Textron Aviation está mais comprometida do que nunca em colaborar e fechar um contrato com o IAM que reconheça as contribuições dos funcionários e prepare tudo para o sucesso a longo prazo”.

(Aeroflap)