História
O SINDICOMIS
O Sindicato Nacional de Comissárias de Despachos, Agentes Transitários e Intermediários de Carga, Logística e Fretes em Comércio Internacional foi fundado em 10 de maio de 1948.
Na época, nossa entidade era presidida por Raphael Ferraz e, a princípio, coordenava os interesses comuns dos empresários apenas do estado de São Paulo. Porém, em 2023, passamos a ter abrangência nacional.
Representamos as comissárias de despacho, agentes de carga e logística, empresas transitárias e operadores intermodais na defesa dos seus direitos, nos contratos coletivos de trabalho, no estudo e, por consequência, na elaboração de propostas que visam à melhoria da legislação do comex.
Em nosso escopo de responsabilidades estão a importante missão de celebrar contratos coletivos de trabalho (acordos coletivos, convenções, entre outros); eleger ou designar os representantes da respectiva categoria e assegurar os serviços de assistência judiciária para os nossos associados. Finalmente, a entidade tem a honra de ostentar o selo Empresa Amiga da Justiça, conferida pelo Tribunal Superior do Estado de São Paulo (TJSP) exclusivamente às empresas e instituições que incentivam a utilização de métodos autocompositivos na solução de conflitos, como a mediação e a conciliação, por exemplo, a fim de fomentar a cultura da pacificação social, evitando a excessiva judicialização.
A ACTC
A Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissários de Despachos e Operadores Intermodais foi criada em 1992 e tem abrangência nacional.
Atuamos juntamente ao SINDICOMIS para atender nossos associados, somando suas forças em prol de toda a categoria representada.
Nossa entidade discutiu a Lei de Modernização dos Portos (lei nº 8630, de 25 de fevereiro de 1993), que promoveu o surgimento de novas categorias profissionais dentro do modal marítimo. Estas passaram a ter em nós a sua entidade de representação.
Além disso, somos a representante oficial da FIATA no território brasileiro.