A Digital Container Shipping Association (DCSA) divulgou os detalhes da primeira transação bem-sucedida de conhecimento de embarque eletrônico (eBL) interoperável e baseada em padrões do mundo — algo que, segundo a organização, representa um “avanço significativo rumo a um comércio global seguro, escalável e verdadeiramente sem papel”.
Apesar da existência de alternativas digitais há anos, a adoção do eBL permaneceu limitada pela fragmentação das plataformas. A transformação digital do setor vinha sendo prejudicada por sistemas isolados, que exigiam que todos os participantes da transação utilizassem o mesmo provedor de soluções. Essa limitação impediu a adoção em larga escala, necessária para alcançar os US$ 6,5 bilhões em economia direta e os US$ 40 bilhões em aumento de comércio que os eBLs podem proporcionar, segundo estudo da McKinsey & Company.
Essa primeira transação interoperável de eBL representa um avanço concreto na superação desses obstáculos, impulsionado pela estrutura de interoperabilidade desenvolvida pela DCSA.
Comentando sobre o sucesso da operação, John Kim, gerente sênior de digital da HMM, afirmou:
“Foi uma experiência incrível participar deste piloto de interoperabilidade como transportadora e ver o eBL sendo enviado ao nosso embarcador, a Suzano, em duas plataformas diferentes, em tempo real.”
Targe Bock, COO da Suzano Europa, destacou: “Essa conquista mostra como a colaboração pode gerar valor real e aumentar a eficiência em toda a cadeia de suprimentos.”
Já Bojan Čekrlić, CEO da CargoX, comentou: “O comércio global exige a participação de múltiplos atores, e a digitalização depende de que esses atores compartilhem dados e documentos com facilidade. As dúvidas sobre o que de fato é interoperável — e quais mudanças seriam necessárias nos sistemas existentes — travaram a adoção de inovações como o eBL. Com o eBL interoperável, superamos esse obstáculo.”
Novas transações interoperáveis de eBL já estão a caminho. A Enigio e a CargoX preparam uma operação com a HMM e um embarcador da Fortune 500 ainda no segundo trimestre. Já a WaveBL e a TradeGo estão organizando sua primeira transação interoperável com a transportadora ONE, membro da DCSA, e um grande agente de carga.
(Splash 247)