Os Houthis no Iêmen emitiram um ultimato a Israel na sexta-feira, repetindo-o ontem. A menos que Israel retome os embarques de ajuda humanitária para Gaza até terça-feira, os Houthis retomarão os ataques a navios.
“Se o inimigo israelense continuar, após os primeiros quatro dias, impedindo a entrada de ajuda na Faixa de Gaza… então retomaremos nossas operações navais contra o inimigo israelense”, alertou o líder Houthi, Abdul-Malik al-Houthi, em um discurso televisionado na sexta-feira.
O governo israelense anunciou em 2 de março que suspendeu toda a ajuda humanitária a Gaza depois que o Hamas rejeitou a extensão do cessar-fogo proposto pelo enviado dos EUA ao Oriente Médio, Steve Witkoff.
Após mais de 100 ataques a navios do final de 2023 ao longo do ano passado, os Houthis cessaram sua campanha contra a navegação mercante este ano, em conformidade com o acordo de paz provisório entre Israel e o Hamas.
O especialista britânico em segurança marítima, Ambrey, está aconselhando os navios mercantes a verificarem se estão alinhados com o perfil de alvos dos Houthis e a reavaliar os riscos de viagens pelo Mar Vermelho e pelo Golfo de Áden.
Fonte: DatamarNews