INSTRUÇÃO NORMATIVA DREI Nº 66, DE 6 DE AGOSTO DE 2019

Foi publicada, no DOU de 7 de agosto de 2019, a Instrução Normativa nº 66, de 6 de agosto de 2019. Ela facilita a vida dos empresários, trazendo alterações que simplificam e uniformizam o registro de empresas mercantis, em especial no que diz respeito ao deferimento (somente pela Junta Comercial da sede) dos atos relativos à abertura, alteração, transferência, e extinção de filial em outra unidade da Federação.

As mudanças incluem:

  • Quando houver abertura de filial em outro estado, são necessárias providências em uma única Junta Comercial da UF onde se localiza a sede da empresa;
  • Cabe à Junta Comercial da respectiva filial apenas a recepção dos dados e o seu armazenamento. Anteriormente, a abertura, alteração e extinção de filial em outra UF deveriam ser promovidas primeiramente na Junta Comercial do estado onde se localizava a sede. Em seguida, o ato deveria ser complementado com o arquivamento da documentação própria na Junta Comercial da outra unidade da Federação;
  • Foram alterados e revogados alguns dispositivos da IN DREI nº 20/2013, da IN 38/2017 e seus anexos.
  • Anteriormente, as empresas tinham que tomar as providências nas Juntas Comerciais da sede, de origem e de destino. Com a alteração promovida pela IN 66/2019, houve a simplificação deste procedimento.
  • A alteração de nome empresarial da sede estende-se, automaticamente, às suas filiais, se o empresário apresentar conjuntamente as respectivas viabilidades concluídas. Caso o empresário não realize previamente a viabilidade perante as Juntas Comerciais das filiais localizadas em outras unidades da Federação, caberá a ele promover, nessas Juntas Comerciais, o arquivamento de documento que comprove a alteração do nome empresarial na Junta Comercial da sede, a fim de que este também seja alterado nas Juntas Comerciais das filiais.

Com informações da FecomercioSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!