Luiz Marinho aceita pedido de Lula e vai ocupar Ministério do Trabalho

O ex-prefeito de São Bernardo e presidente estadual do PT, Luiz Marinho vai ocupar o Ministério do Trabalho no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi confirmada por duas fontes próximas a Marinho, que já ocupou a pasta na primeira presidência petista em 2005 e trocou de ministério em 2007, quando assumiu a pasta da Previdência.

Houve um movimento das centrais sindicais CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores) e Força Sindical pressionando pela indicação de Marinho para o ministério. O ex-prefeito foi eleito deputado federal nas eleições de outubro e, se aceitar o cargo, abrirá espaço para o primeiro suplente da federação que o PT fez com o PCdoB, Orlando Silva, ocupar uma cadeira no Legislativo Federal. Silva também foi ministro de Lula.

Fontes ouvidas pelo RD, relatam que já é praticamente certa a nomeação de Marinho para o ministério, com o apoio das centrais sindicais, que foram atrás do petista, numa costura feita pelo próprio presidente eleito, já que Marinho dizia que não pretenderia assumir ministério.

Marinho e Lula são muito próximos e ambos compartilham a mesma origem política, na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Lula, então trabalhador da Villares, presidiu a entidade sindical em plena Ditadura Militar em 1.975 quando comandou greves históricas. Já Marinho foi operário da Volkswagen e presidiu o sindicato entre 1996 e 2005. Também passou pela presidência da entidade o deputado federal Vicente Paulo da Silva.

Marinho tem 63 anos, foi prefeito de São Bernardo, entre 2009 e 2016, quando foi sucedido pelo atual prefeito Orlando Morando (PSDB). Marinho foi ainda candidato a governador de São Paulo e ficou em quarto lugar com 12,66% dos votos válidos. No dia 2 de outubro o petista foi eleito deputado federal com 156,2 mil votos.

Fonte: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3194838/luiz-marinho-aceita-pedido-de-lula-e-vai-ocupar-ministerio-do-trabalho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!