Maersk lança mapa com 10 tendências e fatores de mudança para cadeias de suprimentos

Relatório é baseado em análise de dados realizada pela Statista; empresa utilizou IA para explorar estudos científicos, patentes, teleconferência de resultados e atividades de startups

Tarifas, tensões políticas e conflitos, riscos de inflação e recessão, mudanças no comportamento do consumidor ou desafios subjacentes, como digitalização e Inteligência Artificial: atualmente, a maioria das empresas ao redor do mundo enfrenta níveis inéditos de imprevisibilidade e incerteza. Para apoiar a tomada de decisão nas cadeias de suprimentos, a Maersk lançou o novo Mapa de Tendências Logísticas, que identifica os principais temas que devem influenciar a gestão da cadeia nos próximos anos.

O relatório é baseado em uma análise de dados, realizada pela Statista, plataforma global de dados e inteligência. Para identificar as tendências, a empresa utilizou análises impulsionadas por IA para explorar estudos científicos, patentes, teleconferência de resultados e atividades de startups.

De uma lista de 30 áreas identificadas, o Mapa de Tendências Logísticas ofereceu análises dos dez tópicos mais relevantes, como Visibilidade da Cadeia de Suprimentos, Internet das Coisas, Diversificação da Cadeia de Suprimentos, Resiliência Financeira, Economia Circular, IA, Cibersegurança, ou as inovações mais recentes no e-commerce e na Entrega de Última Milha.

Segundo a empresa, os dez tópicos mais bem avaliados e o impacto na gestão da cadeia de suprimentos variam significativamente de acordo com as regiões geográficas e os oito setores industriais (varejo, automotivo, químicos, farmacêutico & saúde, estilo de vida & moda, perecíveis, tecnologia e bens de consumo rápido).

Segmentar os tópicos por região e setor industrial ofereceu alguns resultados: no varejo, por exemplo, a logística reversa/manuseio de devoluções é, de longe, o maior desafio na logística das empresas, segundo 53% dos entrevistados tomadores de decisão (principalmente devido à sua complexidade) – até mesmo maior do que as tensões geopolíticas, que foram mencionadas por apenas 38% no varejo (versus 59% nos setores de moda & estilo de vida e farmacêutico & saúde).

“Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, liderar na logística nunca foi tão crítico. A questão não é mais seas empresas enfrentarão interrupções em suas cadeias de suprimentos, mas como podem navegar por elas de maneira constante e eficaz. Identificar e analisar as tendências permite que as organizações se mantenham competitivas em uma indústria dinâmica”, disse o diretor Comercial (CCO) da Maersk, Karsten Kildahl.

Fonte: Mundo Logística

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!