Em substituição a Diogo Piloni, que pediu exoneração do cargo, o Governo Federal nomeou Mario Povia como novo Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União deste 24 de maio.
“Mario Povia é um exemplar servidor público e um profundo conhecedor dos desafios e potencialidades da legislação, do potencial e dos desafios da área portuária e da logística do transporte aquaviário”, acentua Luiz Ramos, presidente do SINDICOMIS, ACTC e CIMEC. “Sem dúvida alguma, o Brasil ganha em tê-lo como titular dessa importante secretaria”, conclui.
Enquanto esteve na ANTAQ, Mario Povia participou, por diversas vezes, do COMITEC, órgão do SINDICOMIS/ACTC para discussão e estudos de assuntos técnicos do comércio exterior. “No auditório destas entidades, aqui em São Paulo, contribuímos na construção da RN 18, sempre com a sua atuação ativa e construtiva”, conta.
A edição número 300 do Jornal Acontece, órgão de comunicação do SINDICOMIS/ACTC, trouxe uma matéria mostrando a homenagem que as entidades fizeram a Povia em 13 de fevereiro de 2020, cinco dias antes do término do seu mandato na ANTAQ (foto). Na ocasião, uma placa foi entregue a ele com os seguintes dizeres: “Palavras nem sempre são suficientes para expressar a gratidão e o respeito pelas lições, pelo exemplo, pela dedicação, pela paciência e, principalmente, pela amizade. Na cabeça, os ensinamentos borbulham e impulsionam a seguir em frente, superando limites. No coração, a saudade que faz crer que nos encontraremos várias outras vezes, com a mesma alegria de sempre. A você, o nosso muito obrigado”.
Mario Povia é administrador e advogado. Também foi diretor de Gestão Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Povia é servidor efetivo da ANTAQ, na função de especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários. O profissional fez longa carreira na autarquia, assumindo cargos como assessor técnico da Diretoria, diretor e diretor-geral.