MDIC e África do Sul defendem maior cooperação entre países em desenvolvimento

No contexto das discussões que ocorrem às margens do G20, Brasil e África do Sul realizaram reunião bilateral para a discussão de temas associados ao comércio e investimentos, além de maior integração entre países em desenvolvimento. A delegação sul-africana, representada pelo Vice-Ministro do Departamento de Comércio, Indústria e Concorrência, Zuko Godlimpi, destacou o desejo de promover mais integração com o Brasil, associando investimentos à transição energética.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), representado nesta reunião pelo secretário executivo, Marcio Elias Rosa, ressaltou que as transformações pelas quais passam as relações comerciais e a ruptura das cadeias de suprimento exigem que novos acordos comerciais sejam debatidos, sugerindo o início de discussões em torno de integração econômica e produtiva com ênfase para biocombustíveis e bioeconomia.

“Acredito que acordos de livre comércio e tarifários são pontos de chegada, mas devemos começar pela intensificação do diálogo, que conduzirá a uma maior integração de relações comerciais entre nossos dois países”, afirmou o secretário executivo.

Da sua parte, a delegação sul-africana concordou em aprofundar os diálogos com o Brasil, especialmente no que concerne aos veículos de novas energias, priorizando os movidos a biocombustíveis.