Medidas decisivas em defesa dos setores: SINDICOMIS e ACTC em ação conjunta

Prezados filiados e associados do SINDICOMIS e da ACTC,

Neste comunicado, informamos sobre as firmes e contundentes ações que nós, do SINDICOMIS e da ACTC, temos empreendido em prol das categorias econômicas que representamos perante os poderes Público e Judiciário diante das incompreensíveis turbulências causadas pela administração do Aeroporto de Guarulhos, que afetam suas empresas e as dos seus clientes.

Desde a semana passada, estamos ativamente envolvidos em esforços juntamente à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e à RFB (Receita Federal do Brasil), visando solucionar os desafios enfrentados nas alfândegas do país, com especial atenção ao crítico cenário operacional no Aeroporto de Guarulhos.

Luiz Ramos, presidente do SINDICOMIS/ACTC, também solicitou que o departamento de Comunicação das entidades agendasse uma entrevista jornalística com Gustavo Figueiredo, presidente do GRU Airport, buscando compreender melhor a situação e suas propostas de soluções para os problemas que impactam diretamente as operações no aeroporto.

Cientes dos significativos impactos da greve dos auditores da RFB, também seguimos os passos da AGU (Advocacia Geral da União), que propôs uma ação no STJ contra a paralisação integral nos portos e aeroportos, considerando a essencialidade do controle das fronteiras e atividade aduaneira, conforme o artigo 237 da Constituição.

Estamos aguardando os desdobramentos dessas ações. Alinhados à iniciativa da AGU, convocamos veementemente todos os associados e filiados a se unirem a esta ação coletiva, que será proposta junto ao Judiciário, visando ao ressarcimento dos prejuízos causados.

A participação de cada um é fundamental para fortalecer nossa representação perante as instâncias públicas e judiciais.

Entendemos que esta despesa não estava inicialmente prevista em nosso orçamento anual. Solicitamos, assim, que entrem em contato com as nossas entidades para realizar a adesão espontânea, demonstrando seu comprometimento com o fortalecimento das nossas categorias econômicas.

Estamos à disposição para discutir detalhes e estratégias conforme as informações evoluem.

Contamos com o apoio de cada um para alcançarmos resultados positivos em prol de nossos setores.

Atenciosamente,

SINDICOMIS e ACTC