Modal aquaviário cresce 4,28% no primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, o modal aquaviário movimentou 644,76 milhões de toneladas de cargas, representando um crescimento de 4,28%. O aumento foi impulsionado especialmente pela área de contêineres, que atingiram um recorde para o período, com uma movimentação de 73,3 milhões de toneladas, um aumento de 22,72% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Das cargas movimentadas, 413,2 milhões de toneladas foram transportadas por Terminais de Uso Privado (TUPs), representando 64% do total movimentado no setor portuário. Esse valor representa um aumento de 2,12% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os TUPs que mais movimentaram cargas no semestre, destaca-se o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que registrou um crescimento de 6,47%, movimentando 74,7 milhões de toneladas.

No âmbito dos portos públicos, o porto de Santos apresentou o maior volume de movimentação no semestre, com 68,6 milhões de toneladas, registrando um aumento de 8,42% em relação ao mesmo período de 2023. O porto foi responsável por movimentar 10,6% do total de produtos transportados no país. Os portos públicos, no total, movimentaram 231,6 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 8,37% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“Isso mostra que o Brasil está crescendo na agenda portuária, está se desenvolvendo, e é para isso que precisamos avançar no fortalecimento dos nossos portos públicos, melhorando cada vez mais a governança desses portos. Devemos investir na infraestrutura operacional, através de investimentos em dragagens, qualificação e VTMIs, melhorando a inteligência dos nossos portos públicos. Isso vai gerar competitividade, permitindo realizar operações mais eficientes nos portos brasileiros.”disse Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos.

O ministro ainda ressaltou em sua fala que acontecerão mais de 33 leilões nos próximos três anos que equivalem a mais de 15 bilhões de reais de investimentos. Ele ainda explicou que “Nós temos uma carteira do Novo Pac na ordem de 70 bilhões de reais e, nessa carteira, em torno de 60 bilhões é com a iniciativa privada, dos quais já temos mais de 30 bilhões contratados, porque estamos trabalhando para acelerar os investimentos”.

De acordo com o relatório da agência, os granéis sólidos representam aproximadamente 60% de toda a movimentação nos portos e registraram um aumento de 3,65% em relação ao primeiro semestre de 2023, totalizando 383 milhões de toneladas de cargas movimentadas. Desde 2010, este foi o melhor resultado para o semestre.

Já os granéis líquidos e gasosos permaneceram estáveis nos primeiros seis meses deste ano, com 158,58 milhões de toneladas, em comparação com 158,55 milhões de toneladas no mesmo período de 2023, um crescimento de 0,02%. Em contraste, as cargas gerais diminuíram 2,02% nos primeiros seis meses do ano em relação a 2023, somando 29,87 milhões de toneladas.

“O desempenho aquaviário é um trabalho importantíssimo que a agência realiza na consolidação das cargas movimentadas por todos os portos públicos e privados. É um trabalho meticuloso que envolve tratamentos estatísticos desenvolvidos ao longo dos anos. São mais de 250 instalações portuárias, entre terminais públicos e privados, que encaminham seus dados, e a agência os consolida para que o setor possa saber efetivamente quanto foi movimentado.”, disse Eduardo Nery, diretor-geral da ANTAQ.

Os portos da região Sudeste lideraram no semestre com 322,5 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 6,1%, destacando petróleo e derivados (exceto óleo bruto) com +19,62% e minério de ferro com +10%. No Sul, a movimentação de cargas cresceu 4,6%, totalizando 90,8 milhões de toneladas, com aumentos significativos no açúcar (+77,60%) e soja (+18,31%). O Nordeste, responsável por 23,1% das movimentações do país, cresceu 4,1% com 149,2 milhões de toneladas, impulsionado por ferro (+6,16%) e petróleo e derivados (+2,38%). No Norte, foram movimentados 79,5 milhões de toneladas, um aumento de 0,6%, com milho (+17,92%) e bauxita (+3,16%) em destaque.

(Portos e Navios)