O Brasil precisa de mais “catarinização”

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Análises de temas diários e relevantes

Produção: Assessoria de Comunicação do SINDICOMIS NACIONAL-ACTC

Santa Catarina mostra que, quando há vontade política, é possível realizar. O estado tem dado provas de que não cede à tentação dos discursos vazios, das promessas nunca cumpridas e do ufanismo. “Catarinização” seria uma palavra simbólica para definir essa postura, que integra eficácia, planejamento e execução.

Os avanços na infraestrutura logística de Santa Catarina saltam aos olhos constantemente. Prova disto são os investimentos que estão transformando o Sul catarinense em uma alternativa logística cada vez mais competitiva para o escoamento de cargas no país.

A expressiva modernização do Porto de Imbituba, com obras que incluem a recuperação, o reforço e a ampliação do Cais 3, além da iminente dragagem e derrocagem do Cais 1 e a construção do dolfim do Cais 2, é um exemplo claro desse processo. Essas melhorias permitirão o recebimento de navios de maior porte, ampliando significativamente a capacidade operacional e consolidando Imbituba como um dos principais hubs logísticos do país.

Destaca-se ainda a previsão de investimentos da ordem de R$ 1 bilhão até 2030 no Porto de Imbituba, sinalizando não apenas o compromisso com a modernização, mas também o fortalecimento da competitividade brasileira no comércio exterior.

Retaguarda sindical

Nesse contexto, é imprescindível destacar o papel do SINDICOMIS NACIONAL como agente ativo na defesa dos interesses da categoria. A entidade atua de forma contínua e estratégica na proposição de melhorias regulatórias, na interlocução direta com autoridades de relevo — como a Vice-Presidência da República, ministérios, Senado, Câmara dos Deputados e agências reguladoras — e na promoção de ações coletivas que visam o aperfeiçoamento do ambiente de negócios.

O SINDICOMIS NACIONAL também se destaca pela sua participação internacional, por meio da ACTC, entidade co-irmã e única representante oficial da FIATA no Brasil. Internamente, promove debates plurais e abertos à categoria, como ocorreu na construção da norma nº 18 da ANTAQ, além de produzir publicações exclusivas e manter um grupo técnico-jurídico altamente qualificado, que oferece soluções para os temas mais complexos do comércio exterior e do direito aduaneiro.

Rio Grande do Sul em destaque

No campo da infraestrutura viária, a conclusão da BR-285 – restando apenas sete quilômetros entre Bom Jesus (RS) e São José dos Ausentes (RS) – trará ganhos logísticos inegáveis, conectando diretamente a produção do Rio Grande do Sul ao Porto de Imbituba. Essa nova rota, reforçada pela pavimentação da Serra da Rocinha e sua liberação ao tráfego de caminhões bitrem, encurtará distâncias e reduzirá custos operacionais, tornando Imbituba aproximadamente 100 km mais próxima de Passo Fundo (RS) do que o tradicional Porto de Rio Grande.

Além da infraestrutura rodoviária, a modernização e ampliação da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) representam outro vetor fundamental desse avanço. O fortalecimento da capacidade ferroviária potencializa o escoamento de produtos essenciais, como hulha betuminosa, cerâmicos e agrícolas, reforçando a integração entre os polos produtivos da região e o complexo portuário.

O Sul do Brasil e Santa Catarina, particularmente, são mais um exemplo de que, quando há vontade, é possível realizar. Esses estados têm dado provas de que não cedem à tentação dos discursos vazios, das promessas nunca cumpridas e do ufanismo. “Catarinização” seria uma palavra simbólica para definir essa postura, que integra eficácia, planejamento e execução. “Catarinização” retrata, portanto, a mudança de paradigma na logística do Sul do Brasil.

Assessoria de Comunicação

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