Obras de reabilitação do Aeroporto Salgado Filho seguem cronograma

A Fraport, concessionária do aeroporto de Porto Alegre, divulgou que as obras de reabilitação estão avançando conforme o cronograma e planejamento acordados com o Governo Federal. “Estamos na fase 2 do planejamento, que iniciou em 13/7, e estamos avançando conforme o esperado”, disse Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.

A nota segue informando que a fresagem e a repavimentação da taxilane que conecta o Pátio 1 às taxiways e da taxiway M4 já foram concluídas. Além disso, 1.200 metros da pista de pouso e decolagem e da taxiway F foram fresados, de um total de aproximadamente 2.300 metros a serem recuperados.

A fresagem da taxiway D está em andamento esta semana. Após a conclusão desta fase, será aplicada uma pintura de ligação para promover a aderência entre a placa e as camadas de asfalto subsequentes, permitindo que a pista atinja sua altura original.

Enquanto isso, está em construção uma usina de asfalto no próprio aeródromo, com o objetivo de agilizar a recuperação. Devido às características geotécnicas do terreno, é necessário empregar diferentes tipos de asfalto para a reconstrução da pista de pouso e decolagem, taxilane e taxiways.

“Para cada composição são feitos diferentes testes de resistência, para termos certeza que a receita está adequada para o local em que será aplicada”, explica Cássio.

Com o objetivo de acelerar o andamento das obras, a Fraport Brasil está utilizando duas usinas de asfalto – incluindo a que está sendo erguida no próprio aeroporto – além de contar com o fornecimento de insumos de quatro pedreiras e um fornecedor exclusivo de ligante betuminoso para esta obra.

(Aeroflap)