Operação RegulAR: Porto de Santos e CETESB fiscalizam emissão de poluentes por caminhões

Uma ação conjunta de fiscalização entre a Gerência de Meio Ambiente da Autoridade Portuária de Santos (APS), a Guarda Portuária e a Cetesb abordou, na manhã desta terça-feira (17), caminhões que trafegavam pela Avenida Perimetral, com o objetivo de verificar os índices de emissão de poluentes dos veículos. 

Agentes da Guarda Portuária realizaram paradas aleatórias, permitindo que técnicos da CETESB executassem testes especializados: análise de fumaça preta, verificação colorimétrica de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) – solução aquosa que reduz emissões de óxido de nitrogênio – e medição do nível de partículas na fumaça.  

Dos dez veículos abordados, dois receberam notificações para regularização ambiental. A Guarda Portuária também registrou uma autuação por infração de trânsito. A iniciativa tem caráter educativo, concedendo motoristas notificados até 60 dias para adequarem seus veículos e evitarem multas ambientais, que variam entre R$ 2.221,20 e R$ 17.769,60. 

Durante a operação, a Gerência de Meio Ambiente da APS distribuiu folhetos educativos. A campanha visa conscientizar e fiscalizar condutores quanto à importância da manutenção preventiva para reduzir a emissão de fumaça preta e melhorar a qualidade de vida na cidade.

Danos à saúde 

Além do impacto ambiental, a fumaça preta – composta principalmente por partículas de carbono tóxicas – oferece graves riscos à saúde. Sua inalação pode causar doenças respiratórias, redução da imunidade, infecções, náuseas, dores de cabeça e intoxicação do sistema nervoso. 

A fumaça preta é emitida pelos veículos movidos a diesel que apresentam problemas no motor. É um sinal de que o combustível não está sendo queimado por inteiro durante a combustão e que o veículo precisa de manutenção. 

A emissão de fumaça preta está ligada ao mau ajuste do sistema de carburação ou ao bloqueio do filtro de ar. Dessa forma, ao menor sinal de emissão de fumaça preta, o motorista deve investigar a sua origem. Precisam ser verificados os filtros de ar e de combustível, a eficiência da bomba injetora e eventual depósito de resíduos nos bicos injetores e cilindros.  

(Porto de Santos)

Associe-se

Filie-se

Dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!