Como se não bastassem todos os desafios que o Brasil enfrenta, muitos dos quais criados por autoridades das mais altas instâncias do poder nacional, a Proposta de Emenda à Constituição 63/2013, conhecida como PEC do Quinquênio, chega a ser um escárnio com a população.
Por meio dela, integrantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública terão o direito a um adicional de 5% para cada cinco anos trabalhados, retroativos a 2006. Em uma conta aproximada, cada um deles receberá, em média, mais de R$ 2 milhões!
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, adiou sua votação há dois dias, mas se comprometeu a votá-la até o final do ano, antes do recesso, que começará dia 17. Em defesa da classe, ele alegou: “O chamado quinquênio não é um privilégio, mas uma reestruturação das carreiras para valorizar quem tem mais tempo de dedicação exclusiva”.
A PEC do Quinquênio foi uma iniciativa dos seguintes senadores:
Jorge Afonso Argell, Acir Gurgacz, Armando Monteiro, Benedito de Lira, Blairo Maggi, Casildo Maldaner, Cícero Lucena, Cyro Miranda, Eduardo Amorim, Eduardo Braga, Eduardo Lopes, Epitácio Cafeteira, Eunício Oliveira, Fernando Collor, Jader Barbalho, Lobão Filho, Lúcia Vânia, Maria do Carmo Alves, Mário Couto, Osvaldo Sobrinho, Paulo Davim, Pedro Taques, Ruben Figueiró, Sergio Souza, Vanessa Grazziotin, Vicentinho Alves, Wellington Dias, Wilder Morais, Jean Paul Prates, Paulo Paim, Fabiano Contarato, Jaques Wagner, Rogério Carvalho, Plínio Valério, Paulo Rocha, Humberto Costa e Telmário Mota.
Estas entidades não podem, de forma alguma, compactuar com mais este cruzado de direita no queixo da população. Já estamos em nocaute!
Não bastam os milhares (senão milhões) de famílias que vivem em tendas e barracas nas principais vias públicas das nossas cidades? Não bastam os serviços públicos precários? Será que as afrontas à Constituição, nos calando e indignando, não são suficientes?
Senhores políticos, mais responsabilidade e respeito com a população, por favor. Um dia, a história cobrará por suas ações e vergonhosas omissões!