A Autoridade Marítima do Panamá disse que iniciou um processo para cancelar os registros de bandeira de quatro navios de GNL sancionados pelos Estados Unidos por suas ligações com o produtor de gás russo Novatek.
Os navios são North Air, North Mountain, North Way e North Sky, que são administrados pela White Fox Ship Management, registrada nos Emirados Árabes Unidos.
Esses navios mudaram de bandeira para o registro do Panamá no início deste ano, vindos de Cingapura, de acordo com o banco de dados marítimo Equasis.
Em detalhes, os navios atacados transferiram GNL dos projetos russos Yamal e Arctic LNG 2 como parte de um acordo de arrendamento com a Novatek e sua subsidiária New Transshipment FZE, com sede nos Emirados Árabes Unidos, disse o Departamento de Estado.
O Departamento de Estado disse que as empresas russas tentaram obter navios-tanque de GNL de segunda mão através de empresas de fachada de países terceiros, como a White Fox, para contornar as sanções dos EUA e revitalizar o projeto russo Arctic LNG 2.