PANORAMA TRADE
Análises de temas diários e relevantes
Produção: Assessoria de Comunicação do SINDICOMIS NACIONAL-ACTC
Eufemismos e clichês como “pensar fora da caixinha”, “sair da zona de conforto” ou “inovação disruptiva” são espumas efêmeras em taças de espumante sem muito valor. Frases como estas são, normalmente, ditas por especialistas do óbvio. Difícil mesmo é ser objetivo e fazer acontecer. Difícil, mas não impossível — como prova uma estratégia inédita nascida em Santa Catarina. Vamos conferir.
A Frameport, exportadora madeireira, em parceria com o Grupo Allog, especialista em transporte internacional, criou uma solução logística que driblou o gargalo nos portos do Sul. Resultado? Uma redução de 45 dias no envio de carga para os Estados Unidos — sem discurso motivacional, juntando ingredientes como desafio, criatividade e expertise.
A solução que essas empresas encontraram foi transportar a carga por meio de rodovias até o Porto de San Antonio, no Chile, para então embarcar em navios com destino à costa oeste americana.
A mudança na rota das cargas foi impulsionada por um sinal vermelho aceso no fim de 2024: apenas 20% das remessas da Frameport estavam chegando aos Estados Unidos dentro do prazo acordado com os importadores. Diante desse cenário, a empresa convocou o Grupo Allog para redesenhar a estratégia logística e contornar os diversos gargalos que vinham estendendo o lead time — que chegou a bater 100 dias, mais que o dobro do considerado aceitável no setor.
Com a nova rota já em operação, o tempo médio de entrega caiu para impressionantes 39 dias. Segundo Wellynton Ozório, gerente de exportação da Frameport, o salto de eficiência não foi por acaso: a implementação da estratégia exigiu um trabalho meticuloso de planejamento. Foram 30 dias de pesquisas intensivas, avaliação criteriosa de transportadoras e negociações com o porto chileno, tudo com o suporte técnico e logístico do Grupo Allog.
O SINDICOMIS NACIONAL/ACTC — entidade que representa cerca de 15 mil comissárias de despacho, agentes de carga e transitários em todo o país — destacou a sinergia entre a Frameport e o Grupo Allog como um exemplo de integração bem-sucedida no setor logístico. Para a entidade, trata-se de um case que merece ser estudado e replicado.