A série Por Dentro da Aviação detalha nesta quarta-feira (18/8) como é a estrutura e as principais características de um aeroporto. Quem assistiu ao vídeo do lançamento do projeto (clique no link para acessar), na semana passada, já sabe que a ideia é mostrar conceitos e curiosidades de como o setor aéreo funciona.
O conteúdo de hoje (veja infográfico) desvenda aspectos da infraestrutura e requisitos para uma operação aeroportuária. O público vai conhecer conceitos como “lado terra” e “lado ar”, que ajudam a entender a organização, os riscos envolvidos e as medidas de segurança em um aeródromo. Saberá também sobre requisitos operacionais, de segurança, comunicação e monitoramento para o funcionamento de um aeroporto eficiente.
Você sabia que nem todo aeródromo é um aeroporto? No entanto, todo aeroporto é um aeródromo. Para ser considerado um aeroporto, o aeródromo precisa ser público e possuir instalações de apoio a aeronaves e para o embarque e desembarque de pessoas e cargas. Outra curiosidade que o material traz é a diferença entre o “lado ar” e o “lado terra”, explicando qual o tipo de público pode acessar cada um desses espaços.
Diversos outros temas já estão programados para compor a série, como formação profissional, segurança, regulação, certificação e fiscalização, dentre outros. Para não perder nada e ficar Por Dentro da Aviação, basta acessar e acompanhar os conteúdos produzidos e disponibilizados também na página do projeto, no site da ANAC.