Os negócios de exportação e importação são uma ótima oportunidade de crescimento de horizontes para as empresas no Brasil. Porém, para quem não entende de comércio exterior, isso pode ser uma burocracia.
Realizar os procedimentos sem ter alguém que saiba sobre o assunto faz com que muitas indústrias fechem as portas para o comércio internacional, pois, ao invés de ser algo lucrativo, acaba sendo caro e se tornando um prejuízo.
Sem dúvidas, o mercado é competitivo, mas isso não é motivo de desânimo. Quando o produto ou serviço é de qualidade e as pessoas certas estão cuidando dos trâmites, é sucesso garantido.
É necessário entender que existem prazos e preços, e isso pode afetar o valor final.
É preciso, também, pensar em fatores grandes, como negociar a taxa do câmbio, estudar e realizar o fechamento da melhor forma de transporte e escolher o despachante correto.
Ainda há outros pequenos e importantes pontos:
– Qual é o deadline do seu projeto?
– Qual é o free time do seu container?
– O seu frete negociado está competitivo? É a melhor opção para a sua operação?
– Quem está realizando o fechamento dos custos?
– O seu preço de venda está levando em consideração todos os custos incidentes na operação?
Uma carga parada no porto pode ter cobrança de demurrage. Um dia de diferença pode ter cobrança extra de armazenagem. Um frete acima do valor esperado impacta no valor dos impostos pagos na importação.
E nem preciso dizer que, se a sua empresa está vendendo um produto sem levar em consideração os custos reais, a sua margem de lucro estimada está sendo muito prejudicada.
O que é fazer a gestão do comércio exterior?
No trabalho de gestão, é importante considerar vários fatores, representados pela sigla MCPLF:
– Mercado
– Custo
– Pedido
– Liberação
– Fechamento
Portanto, trabalhar com comércio exterior tem os seus diversos benefícios, mas o dia a dia pode ser complicado para quem não está familiarizado com as operações. Qualquer passo errado pode gerar custos extras, então, é essencial fazer a gestão das operações.
Comece agora mesmo a gestão das suas operações de comércio exterior.
Ana Walcher
Diretora Executiva do SINDICOMIS/ACTC